Você recebe ligações indesejadas de números que não conhece? Saiba como acabar com isso

Recebe ligações de números que não conhece e quando atende não ouve nada, desligando logo depois? Veja como sanar seu problema.

PORLícia Maia
Foto: Britta Pedersen.
- Publicidade -

 

Certamente você já recebeu ou conhece alguém que já recebeu ligações de números de fora, com DDDs desconhecidos, que ligam oferecendo produtos ou mesmo não falam nada e desligam.

Esses números insistentes podem fazer parte de uma estratégia de telemarketing, onde as máquinas desses escritórios quem fazem as ligações, chamando um número maior do que o de atendentes disponíveis, fazendo com que as chamadas excedentes sejam encerradas, mesmo que tenham sido atendidas.

Não havendo um computador inteligente, a máquina liga até o cliente atender e falar com um funcionário. Isso permite que alguém receba dezenas de ligações no dia.

Erros na programação do computador que realiza as chamadas também faz com que algumas pessoas sejam importunadas repetidamente.

Lista Antimarketing 

No Ceará, a Lei n° 16.497, de 19 de dezembro de 2017, estabelece a proibição das empresas apresentarem ofertas comerciais, mediante contato telefônico ou e-mail, aos consumidores cadastrados na “Lista Antimarketing”.

Para se cadastrar na lista e deixar de receber essas ligações, o interessado deve acessar o site do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Decon e click na parte de “Sistema de Bloqueio de Marketing”.

Entidades sem fins lucrativos e de caridade que fazem uso do marketing direto para receber doações não estão inclusas no bloqueio.

O prazo para o início efetivo do bloqueio é de 30 dias, sendo válido por um ano. Após o período, o usuário receberá um alerta para renovar o registro.

Bloqueio Manual

Uma outra forma de impedir as ligações indesejadas é o bloqueio do número manualmente no seu smartphone.

Nos iphones basta abrir o app de telefone, acessar suas ligações recentes e clicar no “i” ao lado do número. Depois role para baixo e clique “bloquear este chamador”.

Nos outros aparelhos, é só ir no aplicativo de telefone, acessar seu histórico de ligações e, quando localizar o número que será bloqueado, deixe o dedo pressionado sobre o número até que surjam as opções secundárias. A última delas é “Bloquear número”.

Ao bloquear um número, surgirá uma mensagem de confirmação para evitar bloqueios indesejados.