PORGeorge Wilson
- Publicidade -
Brisanet Interno

 

Fruto de seu trabalho de conclusão de curso, o designer Alisson Santos teve uma ideia criativa em explorar, dentro da religiosidade, a criação de joias baseada na Ordem dos Penitentes Irmandade da Cruz da cidade de Barbalha, criando peças inspiradas no imaginário e nas vestimentas destes personagens da cultura popular.

Formado em Design de Produto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Alisson nos conta que teve a ideia ainda durante a graduação, tomando este o mote para criar o projeto que iria apresentar em sua monografia. Intitulada “A Irmandade da Cruz e suas Preciosidades”, o trabalho, que constitui em três joias, foi feito sob orientação professora Dra. Ana Videla.

“Este trabalho trata-se da criação de uma coleção de joias baseada na Ordem dos Penitentes Irmandade da Cruz da cidade de Barbalha do Cariri Cearense, onde através de um processo criativo foi desenvolvido uma coleção de joias, tendo como Base os aspectos estéticos e visuais dos adereços e movimentos realizados pelo grupo”, conta.

A ideia do designer foi também tentar resgatar a memória da tradição dos penitentes, onde através das pesquisas e do desenvolvimento das peças, possa transmitir ao público não só a questão estética, mas o sentido de pertença a cultura dos penitentes. As peças inclusive, já foram expostas na Semana Garden Fashion, no Cariri Garden Shopping, e na Mostra da UFCA.

Joias: Alisson Santos
Fotos: George Wilson
Modelo: Iúrio Ferreira