sábado, 17 de agosto de 2024

Você armazena corretamente seus medicamentos?

Se tem um item que não pode faltar na mala é a clássica caixinha com divisórias para remédios. E cada comprimido necessita de atenção redobrada na hora de ser armazenado e transportado. Pois, quando guardado inadequadamente ou manuseado de forma imprópria, perde toda a sua eficácia e não terá o efeito desejado.

As altas e baixas temperaturas, a humidade excessiva e os medicamentos fora das embalagens originais são ações que parecem inofensivas, mas podem alterar a composição físico-químico, fazendo com que percam a qualidade e eficiência. Afinal, as caixas e os frascos são pensados para proteger e preservar a estabilidade dos produtos. Portanto, quando viajar, tente conservar os remédios em suas embalagens originais ou nos recipientes hermeticamente fechados.

“Devemos ter em mente que armazenar o medicamento de forma correta e manuseá-lo evitando o contato direto com as mãos garante sua estabilidade, mantendo a segurança no uso e ocasionando a resposta desejada. Caso queira utilizar porta-comprimidos, a dica é manter o comprimido no blister, evitando a degradação e mantendo-o seguro, eficaz e estável. Mas, se o remédio estragar ou passar do prazo de validade, não o jogue no lixo comum ou no esgoto. Faça o descarte corretamente, buscando postos de coleta sustentáveis”, explica a farmacêutica, Yasmin Macedo.

Existem diversas formas corretas de armazenar um medicamento, dependendo da sua fórmula farmacêutica. Por isso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) orienta sempre consultar a bula. Alguns remédios possuem cuidados especiais, como as soluções líquidas orais, insulinas e de suspensão oral. Já comprimidos e drágeas devem ser mantidos em uma faixa de temperatura entre 15ºC e 30ºC.

Outros Posts