UFCA abre 790 vagas em 17 cursos

Foto: Divulgação/UFCA
- Publicidade -

 

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta, de 22 a 25 deste mês, 790 vagas em 17 cursos de graduação da instituição. Os candidatos poderão se inscrever Sistema de Seleção Unificada (Sisu),  e a matrícula da chamada regular deve ocorrer de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Os cursos ofertados são Administração, Administração Pública, Agronomia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia (bacharelado), Filosofia (licenciatura), Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (licenciatura), Jornalismo, Letras-Libras (licenciatura), Matemática Computacional, Medicina e Música.

O Sisu é uma plataforma digital do Ministério da Educação pela qual estudantes de todo país se candidatam a uma vaga nas instituições de ensino superior (IES) que aderiram total ou parcialmente ao sistema, em substituição aos vestibulares. Usado desde janeiro de 2010, o Sisu utiliza a pontuação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro de seleção para as vagas.

Metade vagas serão destinadas às candidaturas de ampla concorrência, ou seja, que não se enquadram em ações afirmativas (cotas). As demais categorias da seleção vão considerar a renda familiar dos candidatos, a etnia, se estudaram o ensino médio em escolas públicas ou se têm alguma deficiência.

Letras-Libras

Em 2019, os interessados em ingressar na UFCA terão à disposição 4 novos cursos, são eles Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Matemática Computacional e Licenciatura em Letras-Libras.

No curso de Letras-Libras, a UFCA aumentará em 20% as notas no Enem de candidatos surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência. Esse incremento efetiva o que diz o Art. 4º do Decreto 5.626/05, Parágrafo único: “As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput [licenciatura plena em Letras-Libras ou em Letras-Libras/Língua Portuguesa]”.

No momento da inscrição no Sisu, o candidato deverá indicar se deseja participar da seleção nesse perfil. Caso opte por participar do Sisu em alguma das categorias afirmativas, o candidato surdo não terá o incremento na nota do Enem.