Um estudo desenvolvido no âmbito da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi premiado durante a Mostra “Cariri, aqui tem SUS”. O trabalho apresentado por Elaine Teixeira, egressa do Projeto Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps), foi certificado com uma menção honrosa durante o evento, que ocorreu no município do Crato.
Intitulado “Fortalecendo o cuidado em Saúde Mental através do trabalho colaborativo”, o relato de experiência de Elaine foi realizado em parceria com outros profissionais da Saúde cearense e destacou as particularidades das fragilidades e lacunas assistenciais existentes no cuidado nesse campo de atuação no município de Mombaça, distante 296,1 km de Fortaleza.
A enfermeira e mestra em Saúde da Família conta que a pesquisa foi pensada a partir do curso Treinando Treinadores em Cuidados Primários em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, disponibilizado pela ESP/CE em 2023.
“O projeto propõe o desenvolvimento de uma proposta que trabalhe o fortalecimento da Rede de Saúde Mental do município, englobando a qualificação dos profissionais da rede especializada e não especializada, a partir de um cuidado colaborativo, almejando a melhoria dos fluxos, e a qualidade da assistência prestada”, detalha.
De natureza prática, o trabalho compreendeu a realização de treinamento junto aos profissionais de uma comissão de Saúde Mental que se responsabilizou em replicar os conteúdos na rede de Saúde do município.
Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 172 profissionais de diferentes categorias e níveis de formação e contemplou um total de 18 núcleos de Estratégia Saúde da Família (ESF) da região do Crato.
“Esperamos que o processo de trabalho das equipes seja reformulado, na busca de se prestar um cuidado mais abrangente e qualificado, diminuindo os estigmas existentes, superando a fragmentação do trabalho e diminuindo os encaminhamentos desnecessários ao serviço especializado”, projeta Elaine.
Mostra Cariri, Aqui Tem SUS
A Mostra Cariri, Aqui Tem SUS foi uma realização da Superintendência da Região de Saúde do Cariri e reuniu as experiências municipais e estaduais de profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde cearense. O encontro objetivou ser um intercâmbio de práticas e reflexões sobre os processos de organização e gestão bem-sucedidas na área.
O Smaps
Oferecido em caráter pioneiro pela ESP/CE desde 2020, o Projeto Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps) disponibilizou, em 2023, mais de duas mil vagas para profissionais de nível superior das redes pública e suplementar atuantes na atenção primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em Unidades de Acolhimento (UAs), além de hospitais, ambulatórios, Emergências e qualquer outra área afim.
“Através do curso de aperfeiçoamento do Smaps foi possível expandir os conhecimentos em saúde mental e manter uma observação minuciosa e mais atenta para as fragilidades existentes nos cuidados em saúde mental prestada na Atenção Primária à Saúde”, finaliza a pesquisadora.