quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

SSPDS registra 32 suspeitos conduzidos pelas Forças de Segurança do Ceará, até o encerramento da votação no 1° turno de 2024

O Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), atualizou, neste domingo (6), o balanço parcial das ocorrências relacionadas à Eleição 2024. Entre 0h e 17h, foram lavrados 40 procedimentos referentes a crimes eleitorais, com 32 pessoas conduzidas no Ceará. O dado foi apresentado pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá, em coletiva de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

O titular da SSPDS, Roberto Sá, destacou que a integração entre as Forças do Estado e órgãos aliados possibilitaram que o pleito ocorresse dentro da normalidade. “Montamos um gabinete de coordenação operacional com as Forças de Segurança estaduais e federais, órgãos e empresas que prestam serviços públicos, para garantir ao eleitor cearense o direito à participação no processo democrático. Esse diálogo facilitou o nosso trabalho. Tivemos ocorrências, que receberam a nossa resposta imediata, mas posso dizer que tudo aconteceu dentro da normalidade”, finalizou o secretário.

Os procedimentos lavrados são relacionados a ocorrências em Acopiara, Baturité, Pedra Branca, Quixelô, Jaguaretama, Jijoca de Jericoacoara, Iguatu, Jucás, Itarema, Apuiarés, Pacajus, Senador Pompeu, Uruburetama, Jucás, Guaraciaba do Norte, Lavras da Mangabeira, Ibiapina, Paracuru, Quixeramobim, Jaguaruana, Nova Olinda, Saboeiro, Maracanaú, Quixadá, Icapuí, Morada Nova, Caridade, Amontada, Marco, Ipaumirim, Meruoca e Acaraú.

A maioria das ocorrências é relacionada à boca de urna, que corresponde a 22 procedimentos. Também foram registrados: compra de votos, perturbação do trabalho eleitoral, desacato eleitoral, violação do sigilo de voto, injúria em contexto eleitoral, recusa ao cumprimento de determinação da Justiça Eleitoral, propaganda irregular, venda de bebida alcoólica, entre outros crimes eleitorais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato, elogiou a integração entre os órgãos envolvidos. “A gente se reuniu, realizou planejamentos e estamos aqui hoje para dizer que realizamos um pleito eleitoral digno. Na parte de votação, nós acompanhamos e tudo aconteceu dentro da normalidade”, destacou.

Outros Posts