quinta-feira, 26 de setembro de 2024

SSPDS, MPCE e Forças de Segurança se reúnem para traçar estratégias de segurança para as Eleições 2024

União de esforços e intercâmbio de informações voltados para fortalecer a segurança e combater a atuação de grupos criminosos durante o pleito eleitoral . Esses foram os principais pontos discutidos durante reunião prévia de planejamento de estratégias para as eleições de 2024 entre representantes de órgãos estaduais e federais do Ceará. O encontro ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça do Estado, Haley Carvalho, conduziu a reunião que teve como o objetivo traçar medidas de segurança de combate aos grupos criminosos, além de trocar informações para combater, reprimir e coibir crimes durante as eleições deste ano.

“Nós já atuamos de forma integrada, com cooperação, colaboração, mas é importante estreitar esses laços para trocarmos informações neste momento em que se avizinha o pleito eleitoral. Que possamos trabalhar cada vez mais alinhados, com informações chegando de forma rápida aos nossos promotores eleitorais e ao nosso Gaeco, que é o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas”, afirmou ele.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a importância da integração e de discutir estratégias de alinhamento voltadas para reforçar a segurança durante as eleições de 2024. “Hoje, nos reunimos e trocamos informações no sentido de fortalecer as ações do poder público de modo geral para garantirmos uma eleição segura no Ceará. Temos tomado ações firmes, como por exemplo, a Polícia Civil tem realizado prisões e feito operações contra criminosos que estão envolvidos com o tráfico de drogas, mas que, eventualmente, também têm tentado ameaçar eleitores ou candidatos. Estamos sendo implacáveis, pois a partir do momento que tomamos conhecimento, agimos ineditamente com a Polícia Militar para garantir o direito de ir e vir das pessoas e reforçar o policiamento. Todos os policiais em qualquer canto do Ceará estarão orientados a combater qualquer tipo de crime, seja comum ou eleitoral”, disse ele.

Integração

Também estiveram presentes, os secretários executivos de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves; e de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; o coordenador de Inteligência da SSPDS (Coin), Nelson Pimentel; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Sávio;
a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Manuela Cândido; o coordenador da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco), o delegado Igor Conti; o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira; além de representantes da Polícia Federal, Gaeco, da Procuradoria Regional Eleitoral e outras autoridades.

O procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, André Ubaldino, que integra o Núcleo Institucional de Garantia dos Direitos Eleitorais (NIGDE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participou do encontro de forma remota e conheceu o trabalho realizado pelos órgãos de segurança pública no Ceará. Ele vai repassar o panorama cearense aos componentes do Núcleo, criado para colaborar com a Justiça Eleitoral e garantir segurança e legalidade das condutas dos candidatos.

Outros Posts