Em uma reunião realizada na última quinta-feira, 13 de fevereiro, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Barbalha, Willian Brito, e a gestora do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, Charmene Rocha, iniciaram as discussões para estabelecer parcerias entre os dois órgãos.
O encontro teve como objetivo principal alinhar as potencialidades do Complexo Ambiental com as ações da Gestão Municipal, visando a preservação do meio ambiente e a integração com a comunidade local.
Também participaram do momento o Secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Cavalcante e o Articulador do Parque Ecológico Riacho do Meio, José Marcos de Barros.
Durante o diálogo, foram abordadas propostas para ações conjuntas que possam beneficiar tanto o ecossistema da região quanto a população do distrito de Caldas. Entre as ideias discutidas, destacam-se o fortalecimento de programas de educação ambiental, a promoção de atividades de reflorestamento e a implementação de projetos que contribuam para o ecoturismo sustentável.
O Secretário Willian Brito ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a gestão do Complexo Ambiental considerando que a união das forças é essencial para a obtenção de resultados significativos na preservação do meio ambiente e no engajamento da comunidade.
A gestora do CAMC, Charmene Rocha, apresentou as potencialidades do equipamento e como ele tem atuado de forma integrativa com a comunidade local, com foco em ações sustentáveis.
A reunião marcou o início de um alinhamento para a realização de parcerias e para planejamento estratégico para futuras ações. Além de ações no distrito do Caldas, os gestores visualizaram a inclusão do Parque Ecológico Riacho do Meio e outras comunidades do entorno do Complexo Ambiental nas ações ecológicas e educativas.
Os gestores se comprometeram a manter um diálogo constante e a elaborar um cronograma de atividades.