Com o tema “Por um Ceará mais Verde e Sustentável”, será aberta oficialmente em Crato, no próximo domingo (30), a Semana da Água e da Árvore 2025, que inclui o lema “Quanto Vale o Verde do Verde Vale?”, em alusão à preservação das Floresta Nacional do Araripe e à Chapada. A solenidade de abertura inicia às 8h, com atividades até 12h, na unidade de visitação da Casa do Belmonte. Uma programação com diversas atividades será executada até o dia 3 de abril em alusão à semana.
Na ocasião, acontecerá a trilha inclusiva, dentro da Semana de Conscientização do Autismo. O evento será realizado através da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio ambiente e Mudança do Clima (SEMA).
Será uma trilha com caráter educativo, envolvendo atrações turísticas e afixação de placas educativas de proteção dos animais silvestres nas vias públicas. A solenidade contará com a presença de autoridades municipais e representações das parcerias em nível municipal e do estado, como a Gerência da Causa Animal do Crato, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) SEMA, Secretaria de Turismo, Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (ACAFA) e Ambiental Crato.
As atividades prosseguem no dia 31, com mobilização, das 8h às 11h30, e ação na EEF Municipal Professor José do Vale Arraes Feitosa, com o lançamento de ecopontos na instituição, palestra educativa, atividades lúdicas sobre arborização e plantio simbólico com os alunos além do Plantio de 20 mudas no Rio Batateiras, com roda de conversa sobre valorização das florestas, no Parque Estadual Sítio Fundão.
As mobilizações vão ocorrer na terça-feira, dia 1, das 8h às 11h30, com a trilha (raízes da vida) e atividades sensoriais e lúdicas, com os alunos da EEMTI Governador Adauto Bezerra e da EEEP Governador Virgílio Távora, no Parque Estadual Sítio Fundão e Caça ao tesouro ecológico na trilha até o Centro de Visitantes Jeferson da Franca Alencar, reunindo estudantes do Liceu Raimundo Coelho Bezerra de Farias. As ações também acontecem no Parque Estadual Sítio Fundão, com a coordenação da SEMA.
Meditação, estação ambiental, minicurso e palestras
O penúltimo dia de atividades da semana contará com programação pela manhã, e realização de um minicurso e palestra sobre tecnologia social (sistema de irrigação batata da salvação) e resíduos sólidos, além do lançamento de ecoponto na localidade. O Vetmóvel estará realizando atendimentos aos animais e distribuição de mudas, voltado aos moradores do Sítio Romualdo.
A programação também acontece na Associação Comunitária do Sítio Romualdo (Igreja São José) e será realizada palestra com professor da URCA para alunos do Diocesano, no Parque Estadual Sítio Fundão e Trilha educativa, estação ambiental, exposição de animais vítimas de queimadas e Oficina de produção de mudas, aos alunos da Escola Educar SESC Crato, no ICMBio/Viveiro de Mudas, das 8h às 11h30.
Com Meditação no Rio Batateiras, para escuta da natureza, e participação do grupo de Escoteiros do Crato, das 8h às 11h30, a programação da semana segue para o seu fechamento, dia 3 de abril, com grande participação, no Parque Estadual Sítio Fundão.
A organização da semana destaca a importância dos participantes, principalmente em atividades como as trilhas, de usar roupas e calçados adequados – roupas leves, tênis ou bota de trilha, levar água e lanche. Usar protetor solar e repelente, não deixar lixo e leve um saco para seus resíduos. Respeitar a natureza e não tocar em plantas e nem alimentar animais. A orientação é que as caminhadas sejam em grupos, para segurança de todos.
A Semana da Água e da Árvore é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio ambiente e Mudança do Clima (SEMA), através do Parque Estadual Sítio Fundão, Agentes Jovens Ambientais, ONG Biodiverse, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Secretaria Municipal de Turismo, Associação dos Condutores de Visitantes e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (ACAFA) e Ambiental Crato.