A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Barbalha está realizando os preparativos para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento oficial para transporte animal no Brasil contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros).
A ação será realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), através do Supervisor Regional Cariri, Ricardo Pierre, após a conclusão do treinamento do técnico responsável pela emissão.
A GTA é imprescindível para o transporte de animais, exceto cães e gatos, e tem como principal finalidade, a rastreabilidade, além da prevenção de doenças no estado. Para a emissão da guia, é indispensável que os animais estejam acompanhados da documentação sanitária, que será exigida de acordo com a espécie e a finalidade do transporte.
Cada espécie possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito. No Ceará, por meio da Portaria Nº 752/2015, de 12 de Novembro de 2015, a Adagri disciplina as exigências sanitárias para emissão da GTA e dá outras providências.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário alerta sobre a necessidade e a importância para que as documentações dos rebanhos estejam sempre atualizadas. Para isso, deve-se estar atento, por exemplo, aos períodos de vacinação.