Representantes da Casa da Mulher Barbalhense, equipamento vinculado à Secretaria de Mulheres de Barbalha, participaram de uma reunião com a Coordenadora da Casa da Mulher Cearense, equipamento do Governo do Estado. O encontro aconteceu na semana passada.
O momento foi dedicado ao planejamento de algumas ações que serão realizadas ao longo de 2025, com destaque para as atividades do mês de março, um período em que as campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher se intensificam. A possibilidade de ciclos formativos e ações conjuntas entre as casas também foram assuntos debatidos.
Durante o encontro, diversas falas ressaltaram a importância desses equipamentos na luta contra a violência de gênero, especialmente na região do Cariri. “A criação desses equipamentos é uma luta antiga do movimento de mulheres. Por isso, temos todo esse cuidado e atenção para que eles funcionem de maneira integrada, unindo forças e avançando na construção de políticas públicas para as mulheres”, destacou a coordenadora do equipamento do estado, Mara Guedes.
O encontro contou com a presença da Secretária da Mulher do município de Barbalha, Luana Amorim, da Secretária Adjunta, Efigênia Garcia, da psicóloga da Casa da Mulher Barbalhense, Roberta Sampaio, e da Coordenadora da Casa da Mulher Cearense, Mara Guedes.
A Casa da Mulher Barbalhense é um equipamento com atendimento especializado, humanizado e livre de revitimização, garantindo acolhimento, orientação, apoio jurídico psicológico e social para mulheres em situação de violência.