O projeto “No Rumo da Brincadeira” levará circo e brinquedos populares para crianças em cinco cidades do Cariri cearense: Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. A iniciativa oferece, de forma gratuita, um espetáculo circense e oficinas, com o objetivo de descentralizar o acesso a essas linguagens e promover experiências transformadoras para crianças da região.
O espetáculo “O Número Mais Difícil do Circo”, protagonizado pelo artista Davi Mota Bezerra, será apresentado nas praças públicas das cidades, trazendo a história do Palhaço Currulepe, um artista carismático que promete realizar o número mais difícil do circo. O evento conta com a participação da palhaça e sonoplasta/DJ, que ajudam a criar um ambiente de humor e magia, encantando o público com números de circo.
Além da apresentação, o projeto também oferece a oficina “Confecção de Traca-Traca a partir de Materiais Alternativos”, onde as crianças aprenderão fazer o traca-traca, um brinquedo popular tradicional composto por seis peças. Durante a oficina, os participantes serão incentivados a criar e brincar com o brinquedo, além de aprender sobre sua origem e história. A oficina também promoverá a conscientização sobre a reutilização de materiais descartados e estimulará a capacidade criativa dos participantes.
Aprovado no 3º Edital Cultura Infância, o projeto contará com tradução em Libras, visando proporcionar uma experiência acessível e enriquecedora. “Queremos oferecer uma vivência que permita às crianças se conectarem com o universo lúdico e cultural do circo e dos brinquedos populares”, afirma Davi Mota, idealizador da ação.
Cronograma do Projeto:
18/02 – Caririaçu
– Oficina: 09:00 – Praça Padre Augusto
– Apresentação: 18:00 – Escola Julita Farias
24/02 – Farias Brito
– Oficina: 09:00 – Santa Bárbara
– Apresentação: 18:00 – Quadra Lamajú
26/02 – Nova Olinda
– Oficina: 09:00 – Escola Ana Ferreira do Nascimento
– Apresentação: 18:00 – Corredor Cultural (Casa Grande)
27/02 – Santana do Cariri
– Oficina: 09:00 – Escola Joaquim Pinheiro
– Apresentação: 18:00 – Praça ao lado do Santuário de Benigna (bairro Inhumas)