A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação, irá iniciar este ano nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Cientista do Futuro, que passa a vigorar este ano. O projeto, criado a partir do decreto Nº 67/2023, de 7 de agosto de 2023, estabelece a concessão de bolsas pelo Município, no valor de R$ 200,00 mensais ao aluno, mediante critérios.
O objetivo é habilitar os estudantes da Rede Municipal de Ensino a receberem bolsas de iniciação científica, para realização de trabalhos de monitoria nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental II. Os estudantes que farão parte das monitorias, passarão por seleção e avaliação, para a concessão e pagamento de Bolsa de Iniciação Científica Júnior, bem como a respectiva divisão de vagas.
A bolsa será concedida no período de duração do ano letivo, aos estudantes que se destacaram em competições acadêmicas e científicas credenciadas e lançadas entre os meses de janeiro a dezembro do ano anterior ao pagamento da Bolsa.
Inscrição de estudantes
A Secretária de Educação, Germana Brito, informa que o projeto passa a vigorar esse ano. Portanto, não há valores a serem repassados de anos anteriores aos alunos. Conforme o decreto, os estudantes monitores terão direito a R$ 200,00 por mês, para desenvolverem as atividades relacionadas ao Cientista do Futuro, bem como monitoria na escola. Esse trabalho funciona como incentivo aos alunos a participarem de olimpíadas realizadas no Brasil, voltadas ao estímulo científico.