Desde o início da semana, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando intervenções no Museu Histórico do Crato, afetado pelas chuvas do último fim de semana. Os trabalhos visam a segurança de quem transita nas imediações e a preservação do patrimônio.
Depois que parte da estrutura da parede ficou danificada devido à força das águas, a área foi isolada e a Seinfra está executando serviços de escoramento, desobstrução de calhas e retelhamento, prevenindo maiores danos. As manutenções não podem avançar porque trata-se de um prédio tombado. É preciso a atuação de uma empresa especializada em restauração.
Restauração do prédio
Para a restauração do Museu Histórico do Crato, o Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, destaca que oito editais já foram publicados. Mas, as licitações deram desertas ou fracassadas, pois há dificuldade de as empresas concorrentes cumprirem a exigência de comprovação de experiência com obras em imóvel sob tombamento. O último processo licitatório aconteceu em dezembro do ano passado. Um novo está em andamento.