domingo, 24 de novembro de 2024

Prefeitura e UFCA dialogam sobre a implantação de um polo da UAB no município

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, esteve reunida nessa segunda-feira, 27, com a Universidade Federal do Cariri – UFCA. Em pauta, a implantação do Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB no município. Juazeiro do Norte aderiu ao programa e, agora, segue para a fase de execução.

Com o apoio da Universidade, o polo funcionará em uma escola da rede municipal que ainda será definida. A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou a importância da criação do núcleo e frisou sobre os encaminhamentos para o processo de instalação. “Iremos disponibilizar uma escola para o funcionamento do polo que seja em uma localidade central, para dar maior acessibilidade, dispondo de toda a estrutura possível”, pontuou.

Para o município, a ideia é que as aulas já iniciem em janeiro próximo com a distribuição de 50 vagas, sendo 25 para o curso de Mídias Digitais e outras 25 para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O preenchimento das vagas tem como base os estudantes já cadastrados no Reuni Digital, que é o Programa de Expansão do EaD nas Universidades Federais, tendo como objetivo ampliar o acesso e estimular a permanência dos estudantes na educação superior, através do EaD.

O reitor da UFCA, Silvério de Paiva, reforçou que a parceria entre a instituição e o município evidencia a expansão do Ensino Superior na região. O professor Nilo Batista apresentou os detalhes para dar seguimento ao processo de implantação do polo. O momento também contou com a presença da secretária Executiva de Educação, Ireneide Nascimento.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a alegria em aderir a mais uma grande iniciativa para proporcionar amplo direito ao cidadão de ter acesso ao Ensino Superior.

O programa federal, que foi criado em 2006, busca ampliar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. 99% dos recursos são oriundos do Governo Federal, 1% do Governo Estadual e o município é responsável pela estrutura física. Ao todo, já existem 35 polos em funcionamento no Ceará e, agora, haverá abertura de mais 24.

Outros Posts