quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Práticas de Educação Socioambiental nas escolas municipais são contempladas pelo Selo TCE Ceará Sustentável

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) divulgou o resultado preliminar da edição 2024 do Selo TCE Ceará Sustentável. Juazeiro do Norte se destacou com três iniciativas selecionadas, sendo uma inscrita pela Secretaria de Educação (SEDUC), por meio da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, e outras duas pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP). Este é o quarto ano consecutivo em que o município conquista o Selo concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Na área da educação, a premiação é resultado de iniciativas que impactam positivamente a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, como o desenvolvimento da 2ª etapa do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental e Incentivo às Políticas Públicas (SISPEA) nas escolas. A implantação do SISPEA já havia sido destaque no Selo TCE Ceará Sustentável de 2023, sendo uma das iniciativas premiadas.

O SISPEA é um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) em 95 escolas da rede municipal. Ele atua na aplicação da educação socioambiental, promovendo atividades práticas no contexto escolar, além do monitoramento e avaliação.

Com foco no desenvolvimento humano sustentável, o projeto engloba práticas ambientais como a gestão de resíduos sólidos e a destinação correta de recicláveis, o bom uso da água, a valorização do ambiente natural, o cultivo de árvores nativas e o fortalecimento da ecologia humana. O método pedagógico, que é participativo, promove a multiplicação de ações para conscientizar a sociedade sobre a temática. A ferramenta é aplicada por meio de módulos semestrais, voltados aos ensinos infantil e fundamental.

A Secretária de Educação, Márcia Franca, destacou a alegria pela conquista consecutiva: “Sabemos o quanto a Educação Ambiental é essencial para a formação dos nossos estudantes. São essas práticas que fazem com que eles aprendam como cuidar do meio ambiente, passando a ensinar também em casa. É, sem dúvida, uma conquista muito satisfatória”, pontuou.

A implantação da Coleta Seletiva é uma ação permanente, realizada semanal, quinzenal e mensal de acordo com a produção de resíduos, onde um catador é cadastrado e recebe de doação esse material da coleta.

O plantio de árvores nativas nas escolas e nas ruas do entorno destas, foi realizado no 2º semestre de 2023 e no 1º semestre de 2024. De acordo com a Diretora da Escola Ambiental, Tania Pinheiro, essa ação “fortalece a construção do entendimento das mudanças climáticas vivenciadas e o reconhecimento de que cada árvore representa, desde a sua germinação até a fase adulta, instigando a prática do reflorestamento e arborização”, ressaltou.

O Prêmio TCE Selo Sustentável visa reconhecer servidores, sociedade e jurisdicionados que se preocupam, investem na responsabilidade socioambiental e aderem à Política de Sustentabilidade do TCE/CE.

Outros Posts