sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Pedra do Joelho será palco da 2ª edição do projeto ‘Caminhos Culturais’, em ação do Complexo Ambiental Caminhos do Horto

Comprometido com a promoção da cultura e sustentabilidade, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), encontra na Pedra do Joelho um espaço simbólico e inspirador para a 2ª edição do projeto “Caminhos Culturais”, iniciativa que promove mensalmente atividades que integram música, teatro, artes visuais, meio ambiente, cultura popular da tradição, além de oficinas e feira de economia solidária.

A edição de julho está marcada para a próxima sexta-feira, 19, a partir das 17h, e apresenta o tema “Alegria e Tradição na Pedra do Joelho”, celebrando as tradições culturais presentes no território da Comunidade do Horto. O evento é gratuito e busca proporcionar momentos de alegria e diversão por meio de espetáculos de palhaçaria, shows musicais e apresentações da cultura popular tradicional.

A fim de envolver a comunidade e visitantes, destacando a importância das tradições e da alegria no cotidiano, a atividade terá como apresentações circenses os espetáculos “A Linguagem do Sorriso”, com o Palhaço Chispúm, e “O número MAIS difícil do circo”, com o Palhaço Currulepe.

Também farão parte da programação o Reisado Beata Maria de Araújo (Reisado Mestre Bosco), que é um grupo da Comunidade do Horto, e o músico e luthier Di Freitas, com o show “O Alumioso: Uma Rabeca para Ariano Suassuna V.”. O evento ainda irá dispor de feira da economia solidária com as “Mulheres do Campos”.

“Caminhos Culturais é um projeto que celebra a rica cultura do Cariri e promove o desenvolvimento sustentável da região. Por meio da música, da arte e da educação ambiental, estamos criando um espaço de encontro para a comunidade do Horto e para todos os visitantes”, afirma Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Sobre o Caminhos Culturais

O projeto Caminhos Culturais é uma iniciativa que acontecerá mensalmente com o intuito de promover a  valorização da cultura do Cariri cearense, fortalecer a identidade cultural da comunidade do Horto e incentivar práticas sustentáveis por meio de uma série de atividades que contemplam música, educação ambiental, teatro, artes visuais, dança, cultura popular da tradição, além de oficinas, feira gastronômica e artesanal, e roteiros guiados por pontos históricos e culturais da região.

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto pretende que o equipamento público seja palco de ações que proporcionam um ambiente de aprendizagem, lazer e integração social, de forma que contribua para o desenvolvimento cultural e ambiental do Cariri. Além disso, busca estimular o turismo cultural na região de Juazeiro do Norte, município onde o Equipamento é situado.

Este Projeto é uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM), com idealização e realização do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).

Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.

SERVIÇO

2ª edição do projeto Caminhos Culturais com o tema Alegria e Tradição na Pedra do Joelho

Data: 19 de julho (sexta-feira)

Horário: 17h às 21h

Local: Pedra do Joelho, Comunidade do Horto, Rua José Arnaldo Bezerra Filho, S/N, Juazeiro do Norte.

gratuito e aberto ao público em geral.

Programação

17h – A linguagem do sorriso, com Palhaço Chispúm

18h – O número MAIS difícil do circo, com Palhaço Currulepe

19h – Reisado Beata Maria de Araújo (Reisado Mestre Bosco)

20h – Di Freitas – O Alumioso: Uma Rabeca para Ariano Suassuna V

Ao decorrer da programação haverá a feira da economia solidária “Mulheres do Campo”.

Outros Posts