O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (9), do lançamento de ações que visam melhorar a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. São elas: ordem de serviço para construção de rotatória de acesso ao portão 2 do Porto; liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155; a implantação do 5G em todo o Complexo por parte da empresa Brisanet.
Elmano de Freitas destacou o impacto social das obras e como o entorno também precisa se desenvolver junto com o CIPP, fazendo com que toda a região saia vencendo. “A compreensão da importância de se ter um Porto vem de muito tempo no Ceará e é por isso que seguiremos avançando. Nós temos que pensar no desenvolvimento do Porto, mas também em seu entorno e da população que ali vive. O Complexo é muito importante, mas mais importante são as pessoas que fazem o seu dia a dia. A joia que é o Porto do Pecém precisa ser muito bem cuidada por nós e aqui estamos anunciando obras estruturantes que são muito importantes neste sentido”.
As ações imediatas acontecem por meio do Pacto pelo Pecém, articulação entre Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).
Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, ressaltou o bom diálogo entre todos que fazem o Pacto pelo Pecém, algo fundamental para que o Complexo siga crescendo. “Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP neste mais importante passo para o Complexo, um bom exemplo para o Brasil de diálogo e pactuação. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos construindo um futuro que já chegou”.
Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, agradeceu o apoio do Governo do Ceará e reafirmou o compromisso do Complexo com o desenvolvimento estadual. “O Pacto foi inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado. No início, já se previa a necessidade de um trabalho articulado e integrado dentro do território do Complexo. Contudo, mesmo diante de um novo desafio agora, reforço o compromisso do CIPP e do Governo do Ceará com o desenvolvimento do estado como um todo”. Ele apresentou aos presentes detalhes de andamento de cada uma das ações definidas em governança compartilhada para o fortalecimento do Pecém.
José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, discorreu sobre novos avanços da empresa, inclusive visando levar a tecnologia 5G para a zona rural do estado. “É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou.
A implantação de sinal 5G na área que abrange Complexo do Pecém, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém, integra a execução da concessão da Anatel vencida pela Brisanet em 2021. José Roberto Nogueira informou que a instalação das nove torres já começou e deve ser concluída em 70 dias.