Representantes das Defesas Civis de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, além da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro -AMAJU, se reuniram para montar um plano estratégico de combate e prevenção aos incêndios. O encontro ocorreu na quinta-feira, 5, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município – Sesp. A iniciativa é pioneira e promoverá ação conjunta dos municípios na atuação contra catástrofes.
Foram apresentadas demandas sobre as recentes queimadas registradas nos municípios e debatidas possíveis alternativas para o problema. Entre as possibilidades estão a oficialização da integração com a Defesa Civil do Estado, estruturação dos órgãos com brigadas municipais e equipamentos, bem como a instalação da Delegacia de Meio Ambiente.
Foi pontuada a ampliação do número de cidades para participação, posteriormente, do Grupo de Trabalho. A ideia inicial é estudar a proposta para a regionalização da Defesa Civil, ampliando as perspectivas das políticas públicas como um trabalho permanente.
O titular da SESP, Cláudio Luz, destacou a iniciativa como uma ação necessária, mas que ainda não havia sido implementada. Com a colaboração intermunicipal dos órgãos, será possível pleitear estruturação junto às esferas superiores.
Para o superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, é preciso estabelecer e amplificar medidas tanto para promover ações preventivas, quanto para investigar e punir aquele que ateia fogo de forma irresponsável ou criminosa. “A fumaça e os incêndios são problemas coletivos, de saúde pública”, afirma.