As festividades carnavalescas do Crato começam a ser organizadas para acontecer, a partir da sexta-feira, dia 9 de fevereiro, com a abertura iniciada pelo Bloco das Virgens, o maior do interior do Estado. São mais de 10 mil foliões nas ruas da cidade, além de uma programação diária de shows, que será realizada pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura, de 10 a 13. A reunião de organização do Carnaval 2024 do Crato aconteceu nesta segunda-feira, 22, na Prefeitura, com a presença dos órgãos de segurança, saúde, secretarias municipais envolvidas, com a coordenação do Prefeito em Exercício, André Barreto, e o Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas.
Este foi um primeiro momento, antes de ser anunciada a programação oficial. O coordenador do Desfile do Bloco das Virgens, André Lacerda, afirmou que este ano haverá mudanças no local de encerramento do bloco, que não acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, como no ano passado, mas termina no Largo da RFFSA.
O percurso sairá do Mirandão, e terá a tradicional parada de frente ao Colégio Municipal, de onde seguirá pela Teodorico Teles, Monsenhor Esmeraldo, com isso simplificando a chegada do bloco, que contará com as atrações Dj Samuka e a cantora Erika Diniz. Será mais de cem homens atuando na segurança do evento, incluindo 40 da Guarda Civil Metropolitana e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além da Polícia Militar, com reforço para garantir a tranquilidade dos foliões.
Um dos pontos bastante discutidos este ano, tem sido a organização no Centro, no entorno da Praça Siqueira Campos. A perspectiva é que todos os dias se apresentem cinco bandas, além da participação dos grupos culturais, dando corpo ao tradicional Carnaval Tambores do Cariri, que tem um viés mais cultural, resgatando a tradição do carnaval do Crato. A programação está sendo finalizada através de edital lançado pela Secretaria de Cultura, para divulgação junto ao público.
Segundo o Prefeito em exercício, André Bareto, a meta é levar um carnaval alegre para a população, mas com uma estrutura que possa oferecer segurança a todas as pessoas, com as equipes necessárias de apoio. Estiveram presentes na reunião os secretários de Cultura, o adjunto da Pasta, Wilton Dedê, Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, Saúde, Marina Feitosa, Meio Ambiente, George Borges, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, adjunto da Segurança Pública, Raimundo Nonato, além das coordenações da Vigilância à Saúde, Vigilância Sanitária, GCM, Demutran, coordenação do Bloco das Virgens, Comando da Polícia Militar, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e a assessoria do Gabinete.
Liberação de som
Durante a reunião, ficou definido que a autorização para utilização de som nas festas carnavalescas, acontece até o dia 2 de fevereiro, através da Secretaria de Meio Ambiente do Crato. No período, as fiscalizações estarão sendo intensificadas através da pasta, para coibir abusos.
Outra recomendação enfatizada pelos organizadores será a proibição do uso de garrafas de vidro, incluindo as longnek, que serão apreendidas. O intuito é manter a segurança de todos durante a festa momina.