quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Oficina formativa e celebrações comunitárias são destaque na programação deste final de semana do Complexo Ambiental Caminhos do Horto

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), oferecerá uma programação diversificada neste final de semana, nos dias 13 e 14 de dezembro. As ações contemplam uma Oficina de Bolos para Mesa Natalina, a Festa de São Lázaro do Mestre Bosco e uma edição especial do Rolê no Horto. De forma gratuita, todas as atividades acontecem com o intuito de celebrar a memória e as tradições da comunidade do Horto, valorizando os saberes locais. 

Nesta sexta-feira (13/12), a gastrônoma e pesquisadora Indra Nunes irá ministrar a Oficina Prática de Preparo de Bolos para a Mesa Natalina. A ação busca destacar técnicas de confeitaria e sabores tradicionais, como nozes e frutas cristalizadas, no preparo e decoração de bolos natalinos. A oficina também promove alimentação saudável, valorização cultural e estímulo ao empreendedorismo local, transformando receitas práticas em oportunidades econômicas. A formação acontecerá no CRAS do Horto, das 13h às 18h, com 20 vagas disponíveis e inscrições no local. 

Dentro dos aspectos que compreendem as celebrações comunitárias da comunidade do Horto, a Pedra do Joelho será cenário para a Festa de São Lázaro do Mestre Bosco no sábado (14/12), a partir das 15h. Inserida na proposta do Caminhos Culturais de dezembro, com o tema “Ritos e Raízes”, a programação irá dispor de um pocket show do artista Junú, Cortejo de São Lázaro, Banquete dos Bichos e dos Humanos, e apresentação do Reisado Beata Maria de Araújo, reforçando o compromisso do CAC Horto com a valorização das tradições e da cultura local.

O festejo é uma tradição iniciada em 1989 pelo Mestre Bosco, e renova-se a cada ano como um ato de fé e gratidão. Após ter a perna ameaçada de amputação devido a complicações da diabetes, Bosco fez uma promessa ao santo, clamando por cura. Desde então, ele mantém o compromisso, liderando a caminhada que percorre as ruas da colina do Horto até sua casa, onde realiza um gesto singular: alimenta os cachorros da vizinhança em um banquete comunitário, dividido entre pessoas e animais. 

Na mesma data (14/12), haverá mais uma edição do “Rolê no Horto: Entre o cotidiano e a fotografia”, com Hévila Ribeiro. A vivência permite às pessoas participantes um percurso pelas ruas da comunidade do Horto, proporcionando experiências e registros fotográficos das paisagens e do cotidiano dos moradores e seus hábitos. Neste mês, em especial, o roteiro inclui a celebração da Festa de São Lázaro, além de marcos importantes como o Monumento da Ceia Larga, a Pedra do Joelho e a residência da Mestra Dodô. O Rolê acontecerá das 14h às 19h. 

Outros Posts