Falar dos encantos do Cariri cearense não é uma tarefa difícil: as manifestações culturais, a chama acesa da religiosidade popular e as riquezas naturais são atrativos que, sem muito esforço, já colocam a região em destaque. Uma terra de muita fé e trabalho, como bem definiu o Padre Cícero Romão Batista.
Não precisamos caminhar muito para encontrar a força do empreendedorismo do Caririense. Na verdade, das caririenses. As mulheres desta terra não medem esforços para alcançar seus objetivos, seja o do sustento de sua família, seja o de comandar uma grande empresa. Muitas começam de forma muito tímida, e mesmo diante da necessidade de conciliar o trabalho com o restante da vida, seguem firmes em seus propósitos.
O Governo do Estado do Ceará divulgou no ano passado que somente em Juazeiro do Norte, são cerca de 22 mil mulheres empreendedoras. Não ficou claro se esse número contabiliza apenas aquelas formalizadas, ou se engloba toda mulher empreendedora, desde a vendedora de café nas ruas, até as CEOs das grandes empresas.
O fato é que o empreendedorismo parece correr nas veias femininas. Por necessidade ou por paixão. Os segmentos são os mais variados, mas serviços e vendas diretas de produtos são os mais procurados para quem deseja começar a empreender. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 60% das pessoas que vendem diretamente aos consumidores, sem ponto físico, são mulheres. Os clientes vão desde os amigos e familiares, até o público que está nas redes sociais. A expansão do comércio eletrônico também contribui para o avanço do empreendedorismo feminino.
No Cariri, essa realidade não é diferente. Se pensarmos com mais atenção, com certeza conhecemos uma mulher que vende algum serviço, roupas ou semijoias. Este último mercado, impulsionado pelas tendências apresentadas por influenciadoras e celebridades, têm se expandido de forma veloz nos últimos anos. A democratização do acesso ao luxo e o desejo de investir em peças com mais qualidade e duradouras, tem feito as mulheres consumirem e venderem mais.
Como uma renda extra ou como a principal da casa, a venda direta de produtos tem mudado a realidade de muitas famílias. Mulheres reconstroem sua autoestima tendo acesso a renda, contribuindo com as despesas familiares e podendo investir em si próprias. A chegada de grandes empresas com esse tipo de serviço, devem contribuir, ainda mais, para o engrandecimento da mulher empreendedora caririense.