fbpx
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • AGENDA CULTURAL
  • COLUNAS
    • Carreira e Negócios
    • Economia Regional
    • Memória e Patrimônio
    • Direito em Foco
segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • AGENDA CULTURAL
  • COLUNAS
    • Carreira e Negócios
    • Economia Regional
    • Memória e Patrimônio
    • Direito em Foco
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

‘O Cão da Valença’: Assombrações dos Cariris Velhos

20 de janeiro de 2019 08:00

Casarão Mal Assombrado de Guaiuba. Foto: Reprodução

Kava

 

Os ciclos da seca no Nordeste foram responsáveis por intensa migração populacional, e também por capítulos da crônica histórica do país que são por demais tristes. Em Caririaçu, no distrito de Valença, atualmente denominado Miguel Xavier, certa vez um casal de migrantes – talvez na Seca de 1915 – sem abrigo encontrar, arranchou-se num velho casarão, construído em tempos imemoriais, e que no passado pertencera ao todo poderoso, Miguel Henrique Xavier de Oliveira, ou como ficou mais conhecido, Major Miguel Xavier.

Estima-se que o dito major tenha chegado pelo Cariri, por volta de 1830, tendo encontrado primeiro abrigo em Barbalha, na região do Salamanca, e por conta da escassez de terras subiu a Serra de São Pedro em busca de local livre para cultivo de culturas e requisição de sesmaria, encontrando nas margens do Rio Jenipapeiro uma grande propriedade que atendeu suas necessidades, e por conta da geografia do local, a chamou de Caatinga Redonda.

Miguel Xavier cultivou cana de açúcar e mandioca, assim como também criou gado, e viu a população de sua fazenda cada vez mais crescer, assim como também seu prestigio político, vide sua eleição para deputado em 1842. Foi durante a Guerra do Paraguai que o povoamento cresceu ainda mais, pois muitos sertanejos, fugindo do alistamento, encontraram no major abrigo e terras para trabalhar e viver, o único obstáculo seria viver sob a batuta de Xavier, homem de temperamento difícil e que comandava sua propriedade com mão de ferro, e tais fatores contribuíram para dar ao mandão ares de homem sobrenatural ainda em vida, tendo a oralidade popular registrado intensamente casos em que o sujeito escapou de emboscadas e outros perigos. Impossível para ele foi escapar da tuberculose, por volta de 1880, e até na morte o homem causou assombramento ao que ali residiam, pois em seu derradeiro momento, não contou com a presença de um padre, e expirou sem a extrema unção.

Mas voltando ao casal de retirantes que escolheram o casarão do major para abrigar-se, conta-se que passado algum tempo, tiveram uma filha, e o pai escolheu um “casal de amancebados” para apadrinhar a criança, o que contrariava os ensinamentos católicos, e a fé da mãe da criança, que prontamente se posicionou contrária a tal situação. O pai, contrariado e inflado pela fúria, praguejou e disse à esposa que de sua parte daria até ao diabo. Foi a partir daí que as manifestações passaram a acontecer, tendo a infância da criança sido marcada por visagens, sons e outros acontecimento, que de tão intensos passaram a chamar a atenção dos outros habitantes do povoado.

Certo dia a criatura diabólica decidiu levar de vez a criança, e o reboliço na Valença foi enorme, tendo a população se reunido em infindáveis novenas, e por último recorrendo ao célebre Padre Cícero Romão Batista, que dentre as muitas ações contra o encardido, a mais memorável foi ter tornado bento um cordão, que usou para amarrar o cão em um pé de catolé, e o diabo sem ver saída, começou a correr amarrado a árvore tornando-a fina diante do atrito do cordão, até que por fim, o catingudo sucumbiu as orações do padre e desapareceu sertão a dentro.

Passadas muitas décadas dos acontecimentos, não tendo restado nenhum remanescente dos acontecimentos iniciais, a lenda permanece muito forte nas quebradas da Serra de São Pedro, e o terror foi tão grande que a população tratou de dar fim a casa grande onde viveu Miguel Xavier, local de referência das manifestações diabólicas, sendo comuns até hoje as recomendações dos moradores mais antigos para que se tome cuidado ao circular pelas estradas vicinais do distrito, principalmente durante a noite, pois ainda são recorrentes as aparições e manifestações do Cão da Valença. Atribui-se ao Major Miguel a responsabilidade pelas assombrações, diante das histórias que ele deixou ainda em vida, e o pavor criado diante de sua imagem ofuscou sua importância na história regional.

Distrito de Miguel Xavier, em Caririaçu, conhecido como Vila Valência. Foto: Reprodução

Texto produzido por Cariri das Antigas, com apoio de Fabiano Gomes Lopes e Cristiano Gomes Lopes

Relacionado Posts

Família procura por homem desaparecido no Cariri
Policiais

Família procura por homem desaparecido no Cariri

Nove cidades do Cariri registram chuva no feriado
Chuvas

Atingindo 90 mm, Crajubar registra maior índice pluviométrico da região no último dia

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas para estudantes de baixa renda
Educação

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas para estudantes de baixa renda

Mais Lidas

  • Irmãos cratenses participarão do programa ‘Caldeirão do Huck’

    Caldeirão do Huck transmite neste sábado (07) programa com participação de cratenses

    920 compartilhamentos
    Compartilhar 920 Tweet 0
  • Quatro incêndios são registrados no Cariri neste fim de semana

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Estudantes de medicina lançam documentário sobre parteira de Caririaçu

    228 compartilhamentos
    Compartilhar 228 Tweet 0
  • Ingressos para o show de Anavitória começam a ser vendidos

    40 compartilhamentos
    Compartilhar 40 Tweet 0
  • Kléber Lavor está de volta ao Icasa e negocia com o técnico Flávio Araújo

    132 compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 0

Últimas Notícias

Família procura por homem desaparecido no Cariri

Atingindo 90 mm, Crajubar registra maior índice pluviométrico da região no último dia

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas para estudantes de baixa renda

Rússia é excluída das Olimpíadas e Copa do Mundo

Bumba Meu Boi pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade

  • Entre em contato
  • Conheça nossa equipe
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

 Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Agenda Cultural
  • Esporte
  • Política
  • Policiais