O Núcleo de Diversidade e Gênero (NUDG) da Prefeitura de Juazeiro do Norte está conduzindo um mapeamento geográfico da população LGBTQIAPN+ do município. A iniciativa visa entender melhor o perfil dessa população e direcionar os serviços públicos de forma mais eficiente na garantia de direitos e, também, promovendo inclusão social.
De acordo com Stephanie Matos, Coordenadora do NUDG, por meio do georreferenciamento, o mapeamento permitirá identificar a idade, raça, etnia, identidade de gênero e orientação sexual dos atendidos. Além disso, vai mapear os bairros com maior concentração de pessoas LGBTQIAPN+”. Esse levantamento facilitará, ainda, o acesso da população a serviços essenciais sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Outra prioridade do estudo é compreender as principais demandas dessa população, como a retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis, encaminhamentos para serviços de saúde, acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família e o BPC. Inclui também continuidade dos estudos por meio do EJA, profissionalização com cursos do SENAC e inserção no mercado de trabalho.
Além disso, o levantamento ajudará a ampliar a coleta e o acolhimento de denúncias de LGBTQIAPN+fobia, garantindo encaminhamentos e orientações adequadas para cada caso. A partir dessas informações, o NUDG pretende organizar formações e rodas de conversa com a população e servidores públicos, especialmente em setores onde há recorrência de denúncias, com o propósito de reduzir a discriminação e ampliar o entendimento sobre a diversidade.
O mapeamento pretende ser um suporte para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes para que a população LGBTQIAPN+ de Juazeiro do Norte tenha seus direitos assegurados e suas necessidades atendidas.