Na Romaria de Finados, Juazeiro tem pontos de apoio de saúde primária

Foto: Reginaldo Zurlo.
- Publicidade -
Brisanet Interno

 

Com o intuito de proporcionar bem-estar aos romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Saúde (SESAU) disponibiliza durante a Romaria de Finados, que acontece no período de 29 de outubro a 02 de novembro, serviços de saúde na atenção primária.

São cinco pontos de apoio em locais estratégicos de maior movimentação na cidade: Centro Paroquial de Assistência ao Romeiro, ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores; Igreja do Socorro; Igreja dos Salesianos; Igreja dos Franciscanos e Horto.

Em todos eles estão sendo realizados teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial sistêmica. No ponto de apoio da Matriz, há ainda consultas médicas e de enfermagem, administração de medicação oral e injetável, atendimento de primeiros socorros e encaminhamento para a UPA.

Além disso, estão sendo prestados serviços de divulgação de informações em saúde e das atividades pelo Núcleo de Mobilização Social, orientações e panfletagens pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST.

O Centro de Controle de Zoonoses realizou captura de animais suspeitos de zoonoses ou mordedores viciosos nos pontos principais da Romaria.

Já o departamento de Vigilância Sanitária está intensificando a fiscalização para prevenir os riscos de insalubridade dos ambientes, estabelecendo regras sobre a prestação de serviços de alimentação, das instalações de hotéis, pousadas e congêneres, visando garantir uma melhor assistência ao romeiro.