quinta-feira, 26 de setembro de 2024

MP do Ceará levará novas exposições culturais ao interior do estado a partir da próxima terça (24)

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Memória Institucional da Secretaria de Comunicação, em parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza, levará seis novas exposições culturais a municípios do interior do estado a partir da próxima terça-feira (24/09). Abertas ao público, as mostras são gratuitas e estarão em cartaz de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas sedes do MP do Ceará das cidades de Barbalha, Crato, Icó, Juazeiro do Norte, Quixadá e Quixeramobim.

Barbalha

A exposição “Paisagem movediça” retrata um dos maiores desastres ambientais do país: o rompimento da barragem de rejeitos nos arredores da cidade de Mariana, em Minas Gerais. O ensaio fotográfico registra desde momentos imediatamente após a barragem se romper até a recuperação da natureza da região nos anos seguintes.

Crato

A mostra “Entre o Mar e o Sertão faz o contraponto entre dois mundos que, à primeira vista, podem parecer opostos: praia e sertão. A exposição apresenta esses contrastes de maneira sensível, com fotografias que refletem sobre a beleza e os desafios de cada um dos ambientes.

Icó

Os visitantes serão convidados a vivenciar “Uma Jornada pelo Sertão”, que destaca a resiliência dos homens e mulheres que vivem na região. O ensaio ainda traz fotografias históricas do bando de Lampião, um dos cangaceiros com maior influência no sertão nordestino durante o século XX.

Juazeiro do Norte

A mostra retrata a história de Serra Pelada, antigo garimpo que chegou a ser o maior local de exploração de ouro a céu aberto do mundo. A exposição destaca que a corrida pelo minério, marcada por conflitos e inúmeros impactos ambientais, transformou Serra Pelada em um símbolo de ganância humana e de condições precárias de trabalho.

Quixadá

O público poderá contemplar as fotografias dos irmãos peruanos Carlos e Miguel Vargas, que, por meio de seu estúdio fotográfico, organizaram exposições para apresentar suas obras e impulsionaram a difusão cultural em seu país.

Quixeramobim

A mostra “Ser Humano” documenta conflitos mundiais e proporciona reflexão aos visitantes sobre desafios contemporâneos. A mostra apresenta fotografias dos artistas Gabriel Chaim, Felipe Dana, Maurício Lima, André Liohn, Evandro Teixeira e Juca Martins.

Fale com o Memorial

Em caso de dúvidas ou para solicitar mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Memória Institucional do MP do Ceará pelo e-mail cultura@mpce.mp.br ou pelo telefone (85) 3452-3731.

SERVIÇO:
Exposições fotográficas no interior do Estado
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

“Paisagem movediça” – Barbalha
Local: sede das Promotorias de Justiça de Barbalha (Rua Edmundo de Sá Sampaio, n° 231, bairro Centro)

“Entre o Mar e o Sertão” – Crato
Local: sede das Promotorias de Justiça de Crato (Avenida Perimetral Dom Francisco, nº 1030, bairro São Miguel)

“Uma Jornada pelo Sertão” – Icó
Local: sede das Promotorias de Justiça de Icó (Rua Padre José Alves de Macedo, nº 14, bairro Centro)

“Serra Pelada” – Juazeiro do Norte
Local: sede das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte (Rua Oliveira Alves Fontes, nº 145, bairro Lagoa Seca)

“Estúdio de Arte irmãos Vargas” – Quixadá
Local: sede das Promotorias de Justiça de Quixadá (Avenida Jesus Maria José, nº 31, bairro Jardim dos Monólitos)

“Ser Humano” – Quixeramobim
Local: sede das Promotorias de Justiça de Quixeramobim (Avenida Humberto Sena, nº 600, bairro Edmilson Correia de Vasconcelos)

Outros Posts