O ex-senador Reginaldo Duarte morreu na madrugada desta terça-feira (2) no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo na cidade de Barbalha vítima de complicações cardíacas. José Reginaldo Duarte nasceu em 12 de março de 1935, este ano completou 89 anos. O corpo será velado no Centro de Velório Anjo da Guarda. Os horários do velório e sepultamento ainda serão definidos.
Toda a sua formação escolar se deu na Região do Cariri tendo ele passado pela Escola Senador Martiniano de Alencar, pelo Colégio Diocesano em Crato e no Colégio Santo Antônio em Barbalha. Agropecuarista, logo entrou para o ramo empresarial e politico, sendo grande amigo de Mauro Sampaio chegou a integrar seu grupo político. Reginaldo também foi um dos fundadores da Indústria e Comércio de Algodão Sociedade Anônima (ICASA) que deu origem ao time o qual ele também esteve dirigindo. Ele também foi diretor da Rádio Vale FM e responsável pela instalação dela após a concessão dada pelo Ministério das Comunicações.
Por duas vezes, Reginaldo Duarte foi suplente do senado federal chegando a assumir a cadeira pela primeira vez após a saída do Senador Beni Veras (1991/1998) que assumiu o Ministério do Planejamento do Governo FHC. Já a segunda foi quando o senador Luís Pontes (1999/2007) aceitou o convite para ser secretário de estado.
Como senador, Reginaldo Duarte apresentou alguns projetos importantes como o aproveitamento integrado do Rio Carás e foi uma peça fundamental para a criação da Universidade Federal do Cariri. ele foi ainda um dos defensores da transposição do Rio São Francisco, o qual considerava de grande importância para o semiárido nordestino.
Com grande influência política, Reginaldo Duarte foi um grande incentivador e democrata idealizando grandes benfeitorias para a Região do Cariri.