Depois de reformado e ampliado pela Prefeitura do Crato, o Mercado Walter Peixoto tem movimentado cerca de R$ 3 milhões por ano. Antes, não chegava a movimentar nem R$ 300 mil. Ou seja, as vendas aumentaram em 900 %, segundo a administração do equipamento.
Lúcia Cosmo tem sentido esse aumento. “A gente consegue vender bem mais agora. Apuramos mais de um salário por mês. Todo dia vende. No antigo mercado, a gente tirava menos. Tinha dia que ninguém vendia nada”, afirma a permissionária.
O número de permissionários também cresceu. Mais do que dobrou. Passou de 130 para 296. Foi a oportunidade de trabalho e renda que dona Maria Francinete precisava para recomeçar a vida. Com a banca de feijão, ela já conseguiu quitar velhas dívidas e o apurado é essencial no orçamento da idosa.
“Eu compro minha alimentação. Compro meus remédios. Estou muito feliz e agradeço demais essa oportunidade de trabalho”, destaca, sorridente.
Hoje, o Mercado Walter Peixoto tem praça de alimentação, câmara frigorífica e comercialização de roupas, importados, vasto artesanato, além de frutas, legumes e verduras. Esse setor de hortifrutigranjeiros é abastecido por caminhoneiros de vários estados, como Bahia e Maranhão.
“Venho uma vez por semana para abastecer na sexta e no sábado. Trago de 12 a 15 mil kg. Tiro o sustento da família”, diz, satisfeito, Ronaldo Cunha.
Outra pessoa que se beneficia indiretamente do equipamento é a Cícera Maria. Ela costuma comprar no mercado para revender no Sítio Rosto, Lameiro. “Se não tivesse aqui, eu tinha que me deslocar, ir para o Juazeiro. Seria muito gasto”, ressalta a comerciante.
Mercado Wilson Roriz
O Crato ainda vai contar com um novo Mercado Wilson Roriz, bonito, moderno e acessível. Está em execução. Será mais um centro gastronômico, cultural e turístico.
De acordo com o Secretário Municipal de Infraestrutura,Ítalo Samuel,vinte homens estão empregados na obra, atualmente. Quando avançar para a próxima etapa, haverá mais contratações. Após finalizado, o Mercado Wilson Roriz deve gerar 150 empregos diretos mais os indiretos.
Desse jeito, com a empregabilidade em alta, a economia local só agradece.