Juazeiro oferta mais mamografias do que a demanda; saiba como marcar a sua

PORLícia Maia
Foto: Reprodução.
- Publicidade -

 

A rede municipal de saúde de Juazeiro do Norte disponibiliza em média 500 exames de mamografia por mês, no entanto, a média de exames marcados não passa de 150. Isso significa o uso de apenas 30% da oferta municipal do exame. O número aumenta no mês de outubro, quando ocorre a Campanha Outubro Rosa.

Para as pessoas que desejarem realizar o exame, devem se encaminhar à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e consultar o médico do local, que avaliará e solicitará o encaminhamento. O resto do procedimento é feito pela Unidade. A paciente só precisa se deslocar até a UBS, e depois retornar para pegar seu protocolo já com dia marcado. O mesmo exame em clínicas privadas pode custar R$ 200,00.

“Não tem fila de espera, o que significa que a paciente não vai esperar muito tempo para a realização do exame”, afirma a coordenadora da Central de Regulação de exames, Isabelle Rodrigues.

Dia Nacional da Mamografia

No último dia 05 de fevereiro foi celebrado o Dia Nacional da Mamografia. A data, instituída em 2013, tem o objetivo de sensibilizar as mulheres acerca da importância da realização do exame para a detecção precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer que mais atinge a população feminina no Brasil.

“A gente observa que existe pouca procura para a realização desse exame e faz um alerta à população feminina do nosso município para que procure a sua Unidade Básica de Saúde” diz Isabelle.