Com o auditório lotado, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início nesta sexta-feira, 26, a IV Jornada Pedagógica, tendo a presença de gestores administrativos, coordenadores pedagógicos, professores e secretários escolares das unidades de ensino que compõem a rede municipal. O encontro também foi transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura. O estudante Leonardo Alves fez uma apresentação musical para abrir o dia.
O momento foi marcado por reflexões, através de prosas pedagógicas, envolvendo a temática principal “Equidade: outros olhares para a Educação”. Foram discutidos o olhar da sociedade para os diferentes contextos e fatores que acentuam as desigualdades dentro e fora da escola.
A primeira prosa pedagógica abriu a programação, trazendo a equidade e a justiça social como o ponto da conversa, sendo realizada pelo Prefeito Glêdson Bezerra e a secretária de Educação, Pergentina Jardim.
Em um diálogo descontraído, o gestor municipal citou os princípios da Revolução Francesa para mostrar o quanto a Liberdade, Igualdade e Fraternidade são elementos essenciais na sociedade, e que atravessam o tempo. O gestor reforçou, ainda, o quanto o caminho para uma sociedade equitativa deve ser pautado pelo reconhecimento das diferenças, respeito e acolhimento.
A titular da pasta frisou sobre o papel da educação para garantir que crianças e jovens alcancem o aprendizado dentro da equidade, oportunizando a aprendizagem para todos os estudantes, reconhecendo a diversidade. Ela pontuou, em ações efetivas e práticas, o quanto a temática é essencial não só para a escola, mas também para a vida em sociedade. Foram também realizadas prosas envolvendo inclusão, diversidade e gênero e educação antirracista.
A diretora da Escola José Geraldo da Cruz, Márcia Moreira, destacou que é um momento muito importante e aguardado para quem faz educação. “Aqui, debatemos assuntos importantes e que nos guiarão na jornada do ano letivo de 2024”, pontuou.
A ocasião contou, ainda, com a 4ª entrega de Notebooks para professores efetivos da rede municipal de ensino. Os equipamentos foram distribuídos para docentes readaptados em atuação nas escolas.
A programação vai até o próximo dia 31, com a jornada acontecendo nas escolas. No dia 30, serão ofertadas 26 oficinas pedagógicas na Escola de Saberes Daniel Walker e ECIM Edvard Teixeira Férrer.