terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Juazeiro do Norte ganha nova congregação Católica

A cidade de Juazeiro do Norte ganhou mais uma congregação Católica Apostólica Romana, a Paróquia Pessoal Maronita de Nossa Senhora da Assunção. O decreto, que entrou em vigor neste mês de dezembro e estabelece o compromisso da Eparquia Maronita em fortalecer a presença pastoral e espiritual da Igreja Católica de rito oriental no Nordeste brasileiro.

O decreto assinado por Dom Edgard Amine Madi, Eparca Maronita do Brasil. A instalação oficial, foi realizado no dia 08 de dezembro de 2024, festa da Imaculada Conceição. Além da criação da nova paróquia, foi nomeado como primeiro Administrador Paroquial o Rev.mo Padre Cícero Santos da Silva, que assumirá a missão de conduzir esta comunidade de fé pelos próximos três anos.

A Paróquia que será construída no bairro Lagoa Seca, foi instalada provisoriamente na comunidade do bairro Pedrinhas no Aeroporto. O Padre Cícero Santos que é Juazeirense será responsável por liderar a Comunidade de Nossa Senhora da Assunção, promovendo a unidade, a evangelização e o cuidado pastoral dos fiéis libaneses, Siríacos e toda a comunidade juazeirense que admiram o rito Maronita católico, romano oriental.

Um momento de celebração para a fé maronita

A criação desta nova paróquia reflete a expansão e fortalecimento da tradição maronita no Brasil. Com a presença de siriacos e libaneses no estado do Ceará e na Região do Cariri, surgiu a necessidade do atendimento espiritual desses fiéis. Após a visita de Dom Edgard Madi à Diocese de Crato, em comunhão com o Bispo Dom Magnus Henrique Lopes, decidiu-se pela instalação dos Padres Maronitas na região para aprofundar suas raízes espirituais e construir uma nova etapa na história da Igreja Maronita em Juazeiro do Norte que é um farol do Nordeste Brasileiro.

Sobre a Eparquia Maronita do Brasil

A Eparquia Maronita do Brasil, sob a liderança de Dom Edgard Amine Madi, é uma porção da igreja Católica, do Rito
Oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica Romana, ou seja, reconhece a autoridade do Papa Francisco, o líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua aramaica, a língua falada por Jesus Cristo.

Outros Posts