Juazeiro do Norte é um dos 5 municípios selecionados em todo o país para participar de uma capacitação em intervenção precoce, realizada pelo Projeto Autismo, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Moinhos de Vento. A seleção foi baseada na quantidade de acompanhamentos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, realizado pela Rede Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte. Hoje, a Rede é composta por CAPSi, SAME e clínicas conveniadas que atendem aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Segundo Dayse Luz, diretora da rede de Saúde Mental, o número de crianças e adolescentes com TEA tem apresentado alta incidência nos últimos 3 anos. “Em Juazeiro do Norte, hoje, temos um alto índice de autismo, estando entre os 5 municípios com maior número de casos no país”, explica.
A capacitação será ofertada a todos os profissionais que atuam no CAPSi. O objetivo é ampliar o conhecimento para melhorar a assistência prestada aos pacientes com TEA. “A intenção ao aceitar o convite é fazer com que esses profissionais se tornem multiplicadores, para que a gente possa continuar assistindo da melhor forma possível essas crianças e adolescentes”, afirma Dayse.
Para Francimones Rolim, secretária de Saúde, o convite é uma conquista. “Realizamos um elevado número de atendimentos e prestamos todo apoio necessário, com acompanhamento profissional, disponibilização de terapia e assistência familiar. Ter essa formação, a convite do Ministério, vai lapidar ainda mais o nosso serviço. É um reconhecimento do nosso esforço”, salienta. As orientações de Intervenção Precoce serão realizadas por profissionais de terapia ocupacional, neuropsicologia e fonoaudiologia.