Até o mês de dezembro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), visitou mais de 16 mil residências de Juazeiro do Norte. A força-tarefa tem como objetivo educar sobre saneamento básico e informar a população sobre as obras de melhorias na rede de água que estão em andamento no município.
As atividades tiveram início em março de 2022 e fazem parte do projeto de implantação e ampliação dos Distritos de Medição e Controle (DMCs), que tem como objetivo otimizar o abastecimento hídrico de Juazeiro, reduzir perdas de água e equilibrar pressões.
Durante a primeira etapa do projeto, as equipes realizaram um trabalho de sensibilização porta a porta para explicar como funcionam os injetamentos de rede e troca de tubulação, assim como a troca de redes e ramais. Atualmente as obras estão na segunda etapa, que consiste na substituição dos hidrômetros com idade superior a 5 anos e a realocação do equipamento da parte interna para parte externa do imóvel.
“Toda a execução do projeto é comunicada aos moradores através de material educativo e informativo, tanto sobre as obras, como sobre o uso consciente da água. Estamos nos preparando para entrar na terceira fase do projeto, logo no início de 2024, quando, de fato, começará a funcionar o novo sistema que está sendo implantado”, explica Natália Bezerra.
Mesmo após a finalização das obras, o trabalho social continua, “nesta semana as equipes de campo estão aplicando pesquisas de satisfação nos trechos onde as obras já foram executadas, assim, ao final do projeto, podemos saber o grau de satisfação do cliente”, pontua Natalia.
Além das visitas aos imóveis, o trabalho das equipes sociais também consiste em ações de sensibilização, educação sanitária e ambiental em instituições de ensino e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que acontecem a cada dois meses.