sábado, 22 de fevereiro de 2025

II Marcha Trans do Cariri acontece neste sábado (22)

Neste sábado, 22, Juazeiro do Norte será palco da II Marcha Trans do Cariri, evento que busca dar visibilidade e voz às pautas da população trans e travesti da região. Com o apoio do Núcleo de Diversidade e Gênero (NUDG) da Prefeitura de Juazeiro do Norte e organizada pelo Coletivo Trans e Travesti do Cariri (CTRANS), juntamente com 52 entidades pró-LGBTQIA+, a marcha acontece dentro do Mês da Visibilidade Transmasculina e traz como tema: “TRANSformando Direitos: Cotas, Saúde e Respeito!”.

A concentração será às 8h, na Praça Dirceu Figueiredo (Praça da Prefeitura), e contará com diversas atividades, como a pré-inscrição para retificação de nome e gênero, realizada pela Associação de Conselhos e Entidades de Direitos e Inclusão (ACEDI), além da leitura de um manifesto e intervenções artísticas que celebram a resistência e a memória de pessoas trans e travestis.

A marcha levanta como principais reivindicações a implementação de cotas para pessoas trans nas universidades públicas da região e a criação de um ambulatório trans no Cariri. Atualmente, apenas 23 universidades públicas no Brasil adotam políticas de cotas específicas para pessoas trans. Em 29 de janeiro, o coletivo CTRANS enviou uma carta às Universidades Regional do Cariri (URCA) e Federal do Ceará (UFC), solicitando a adoção de cotas que complementem as já existentes para pessoas negras e de baixa renda, como forma de reparação histórica às desigualdades sociais e educacionais.

Outro ponto central é a criação de um ambulatório trans na região, que ofereça suporte psicológico e acompanhamento hormonal gratuito. A falta de acesso a serviços médicos especializados e o desrespeito ao nome social e à identidade de gênero são desafios que a marcha busca enfrentar.

Outros Posts