domingo, 22 de dezembro de 2024

IFCE oferta 310 vagas para cursos técnicos gratuitos no Crato

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas até 8 de dezembro para cursos técnicos gratuitos ofertados pelo campus de Crato. No total, são 310 vagas, distribuídas entre cursos nas modalidades Integrado e Subsequente.

As inscrições são gratuitas, por meio do site ifce.funetec.org.br. A seleção é feita por meio análise de notas do histórico escolar do candidato e não é necessário fazer prova.

São 270 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante cursa todo o ensino médio no IFCE, junto com a formação técnica. As vagas são distribuídas entre os cursos de Agroindústria (40), Agropecuária (120), Informática para Internet (70) e Lazer (40). Para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio, a oportunidade é para o curso técnico subsequente em Agropecuária, que oferta 40 vagas.

INSCRIÇÃO
No ato da inscrição, o candidato deve escolher o campus no qual deseja estudar e o curso. Também é necessário fornecer dados pessoais como nome completo, telefone de contato, e-mail, CPF, endereço de residência, dentre outros. Para concluir a inscrição, é preciso enviar pelo site histórico escolar e documento de identificação em formato PDF. Caso a pessoa ainda esteja cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, a seleção aceita o envio de histórico parcial do 6º ao 8º ano para os cursos integrados ou do 1º e do 2º do ensino médio para o curso subsequente.

Metade das vagas é destinada a pessoas oriundas de escolas públicas, pelo sistema de reserva de vagas. No sistema, há cotas para pessoas com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, para pessoas com deficiência e/ou para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Para concorrer pelas cotas, é preciso ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública.

CONHEÇA OS CURSOS

No curso de Agroindústria, os profissionais poderão atuar em atividades industriais de beneficiamento, processamento ou transformação de produtos originados da agropecuária, trabalhando com produtos derivados de abelhas, ovos, carnes, pescado e laticínios, por exemplo, além de exploração de água mineral, produção de refrigerante, frutas, cereais e farinhas, beneficiamento de sementes e produção de óleo.

O curso técnico em Agropecuária é ofertado na modalidade integrado ao ensino médio, com duração de três anos, e na modalidade subsequente, com duração de um ano e meio. O curso prepara estudantes para planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários. Administrar propriedades rurais. Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, entre outras atividades.

O curso técnico em Informática para Internet ensina a gerenciar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, como programação web e criação de sites e aplicativos.

Já o curso técnico em Lazer, pioneiro na região do Cariri, forma profissionais para planejar e realizar atividades de lazer para fins recreativos, culturais e pedagógicos, de acordo com o público alvo, atuando em locais como meios de hospedagem, restaurantes, clubes, brinquedotecas, buffets e espaços de realização de eventos e festas, empresas de eventos, parques temáticos, de diversão e aquáticos, cruzeiros marítimos, espaços públicos de lazer, espaços culturais e shoppings, entre muitos outros.

Outros Posts