Em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, o Governo do Ceará enviará doze bombeiros militares para prestar apoio às ações de Segurança Pública naquele Estado. A iniciativa foi anunciada neste sábado (04), pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas.
A equipe será formada por mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em resgate em escombros. Além dos profissionais, o Ceará prestará apoio enviando dois cães para auxiliar nas buscas de desaparecidos, duas embarcações, três viaturas, dentre outros equipamentos de salvamento.
Ações no Brasil e no exterior
– Em julho de 2023, um oficial do CBMCE atuou em uma missão humanitária de apoio e combate de incêndios no Canadá.
– Em fevereiro de 2022, seis bombeiros militares, três cães farejadores e equipamentos de captação de escuta sísmica e acústica, foram enviados para Petrópolis/RJ, no intuito de reforçar as buscas de vítimas feridas e em óbitos, após fortes chuvas que desencadearam uma série de deslizamentos em várias localidades da cidade carioca.
– Em janeiro de 2019, três equipes da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará estiveram na cidade de Brumadinho/MG, após o rompimento de uma barragem.
Atuação de destaque no Ceará
– O desabamento do Edifício Andrea, em outubro de 2019, representou um grande desafio para o Corpo de Bombeiros, que atuou incansavelmente no resgate das vítimas.