terça-feira, 16 de julho de 2024

Enfrentando desafios durante o recesso de fim de ano, projeto voluntário luta para garantir bem-estar de animais abandonados

O projeto, batizado de UFCÃO, liderado pela egressa Fernanda Bastos Teixeira, do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), enfrenta desafios financeiros. Devido ao recesso de fim de ano, que impossibilita a realização do bazar mensal, uma das principais fontes de renda do projeto. A renda do projeto está totalmente dependente de doações, tornando-se ainda mais essencial o apoio da comunidade.

“Sem o bazar, temos muita dificuldade de conseguir verbas para ração e as necessidades médicas como vacinas, remédios e cirurgias. A maior dificuldade do trabalho voluntário é justamente a questão financeira”, destaca Fernanda. A situação é ainda mais crítica devido às dívidas em clínicas,  mas Fernanda faz questão de pontuar que a alimentação dos animais é a prioridade.

Fernanda ainda ressalta que as doações não se limitam apenas ao financeiro: “Gosto sempre de fazer essa ressalva. Afinal, nem todo mundo tem condições de doar ou já doa para outro projeto da causa animal. Então o simples compartilhamento das postagens, a doação de itens para o bazar, e até mesmo a contribuição com ração e medicamentos, mesmo em pequenas quantidades, como apenas um medicamento em uma cartela já são de grande ajuda”.

Alguns dos cãezinhos do UFCÃO são idosos e enfrentam problemas de saúde, como o caso de Oncinha, recentemente diagnosticada com sarcoma (neoplasia maligna) e com probabilidade de ser hemangiossarcoma. Hoje, 28 de dezembro, a cadelinha está passando por um procedimento cirúrgico para a retirada de nódulos. Fernanda informa: “Alguns nódulos inclusive já estavam bem salientes.” Os custos do tratamento serão divulgados no Instagram do projeto, ressaltando a transparência e urgência dessa situação.

Com o recesso, o UFCÃO conta com a generosidade daqueles que já doam e acompanham o projeto nas redes sociais. Seja através de contribuições financeiras, itens para o bazar, ou qualquer forma de apoio, a ajuda é essencial para garantir o bem-estar dos animais assistidos pelo projeto. Para colaborar, basta entrar em contato com o perfil oficial do UFCÃO no Instagram, @doguineosufca.

 

*Por Bianca Duarte, com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts