Vivemos em um mundo cercado de tecnologias, um mundo de descobertas, com pessoas altamente inteligentes, e que gera inspiração em outras pessoas. Quem não já teve um ídolo a quem passou a acompanhá-lo em tudo? Seja nas redes sociais, em palestras, eventos, congressos, e com isso, começou a copiá-lo pelo seu modo de vida. Acredita-se que as pessoas, na maioria das vezes, são espelhos de vida para outras, e isso é bom, espelhar-se em alguém de sucesso é algo que pode gerar bons frutos em sua vida.
Copiar alguém não é sinônimo de inveja, mas tentar fazer bem aquilo que a sua inspiração faz. Quem você admira poderá levar algumas condutas para a vida, com uma certa, modelagem, pois ninguém pode ser idêntica a outra, precisa entender pois acabará se frustrando ou atingindo o outro para se sentir melhor ou igual. É importante ter a sua própria essência e acreditar no seu potencial, é interessante ter uma inspiração, porém tentar ser igual exatamente pode ser frustrante, precisa haver uma modelagem, copiar os passos que deram certos e evitar os passos que não deram.
Existe uma frase bem interessante que fala assim “há quem seguiu os mesmos passos de algum vencedor e pelo caminho fracassou. Copiar a rota até foi possível, mas copiar a mesma perseverança, não”. Eric Ventura.
Diante disso podemos traçar alguns pontos a qual não irá se prejudicar e nem querer puxar o tapete do próximo para tentar se sentir superior a ele. É necessário criar uma rota para o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, só assim entenderá quais caminhos poderá traçar.
- Avalie-se, pois assim irá se conhecer e saberá quais caminhos percorrer;
- Procure se conhecer, ninguém chegará onde deseja se não souber como se encontra no momento
- Anote em um papel todos os seus sonhos e desejos e como poderá chegar lá, pode até colocar alguém que te inspire para ter como base.
- Seja o diferencial, não imite, evolua;
- Faça dessa inspiração um objetivo a ser alcançado;