quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Em dezembro, Mirante do Caldas traz programação com celebrações natalinas, empreendedorismo, esporte e espetáculos circenses

Dezembro é um mês de muita atividade e ações no Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O complexo organizou uma programação voltada para todos os públicos, com atividades envolvendo celebrações natalinas, empreendedorismo, esporte, ludicidade, espetáculos circenses e muito mais.

As atividades iniciam com uma oficina de origami natalino no dia 06, às 13h, no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, que será ministrada por Luciana Macêdo, que irá ensinar como transformar papéis em arte, celebrando o espírito natalino de maneira criativa. O momento conta com a parceria da Feira Kariri Criativo e do Gepemi.

Valorizando a produção local e artesanal, a Feira Mirarte estará no dia 06, das 10h às 18h, e dia 07, das 10h às 14h, na ExpoCariri, mais precisamente no Corredor dos Sabinos. A ação conta com a parceria do Sítio Barreiras, FAEC e SENAR Ceará.

No sábado, dia 07, às 16h30, no Cruzeiro do Mirante do Caldas, o coral da UFCA levará o espetáculo “Canções para a Chapada”. No espetáculo, serão apresentadas músicas autorais e adaptações de artistas caririenses como Abidoral Jamacaru, Junú Freire e Carla Ribeiro, abordando temas como ancestralidade, beleza natural e conexão espiritual. A montagem inclui também elementos cênicos, teatrais e recursos interdisciplinares desenvolvidos por meio de oficinas e vivências com mestres da cultura, ativistas ambientais e especialistas locais.

Ainda no dia 07, em parceria com o CORCHA, GGK Assessoria Esportiva, Sítio Barreiras e Cronos, o CAMC realiza a corrida solidária de natal, com a largada sendo às 17h30, na Estação Cruzeiro do Caldas. Com percursos de 4km e 8km, a atividade tem como proposta promover a experiência em participar de uma corrida noturna.

Com uma abordagem interativa e enriquecedora, será realizada no dia 11, às 14h, no Centro de Interpretação, a roda de conversa que terá como tema “O turismo como atividade econômica e suas diversas formas de atuação profissional, ministrada pela guia de turismo Deborah Dianey. A ação conta com a parceria do Senac.

Nos dias 13 e 14, será realizado o 3º Encontro de Palhaços e Circo no Cariri, e o CAMC receberá atividades do respectivo evento, em parceria com a Companhia Tem Sim Sinhô. Na sexta, 13, às 9h, e no sábado, 14, às 13h, na Estação Cruzeiro do Caldas (superior), acontecerá a oficina circense através da palhaçaria.

Mas as atividades circenses não param por aí. Também no dia 14, a partir das 17h, será promovida uma palhaceata (cortejo), saindo da Praça Maria do Rosário e percorrendo ruas do distrito do Caldas. Às 19h30, em frente ao Mirante, será apresentado um espetáculo circense com a Companhia Tem Sim Sinhô, Brincantes Kariri do bairro João Cabral, os palhaços Amendoim, Astral, Sucata, Frozinha, Ninico e o Circo Escola Trupe do Risadinha. E ainda terá o Natal Brincante, com ceia comunitária e Feira Mirarte, a partir das 18h.

Encerrando a programação, o Mirante Itinerante estará presente, dia 19, no aniversário de 32 anos da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, levando a renovação do Sagrado Coração de Jesus. A primeira experiência ou laboratório para o surgimento dos Museus Orgânicos foi a Fundação Casa Grande, onde também funciona o Memorial do Homem Kariri. Instituição educativa, espaço de produção de conhecimento e cultura que conecta os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos para transformar o contexto socioambiental.

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas disponibiliza também as visitas guiadas, onde instituições, entidades e pessoas interessadas podem realizar o agendamento por meio de link presente na bio do perfil do equipamento nas redes sociais.

Sobre o Mirante do Caldas 

Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.

Outros Posts