domingo, 29 de dezembro de 2024

Dia Nacional do Ciclista: a bicicleta como modalidade de policiamento mais próximo da população

Seja ela de rolamento livre, fixo, de estrada, mountain bike ou BMX, a bicicleta está inserida na rotina diária de diversos cearenses. A “bike” – como é carinhosamente conhecida -, é utilizada por muitos para realizar suas atividades diárias, para ir e vir do trabalho às suas casas ou apenas para passeios em pontos turísticos da Capital nos finais de semana. Nesta segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destaca o trabalho realizado pelos policiais do Ciclopatrulhamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e aproveita para estimular a população cearense a aderir ao hábito de pedalar.

Na Segurança Pública do Ceará, o meio de transporte é utilizado como modalidade de policiamento pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de alguns Batalhões de Polícia Militar (BPM) na Capital e unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Enquanto pedalam pela cidade, os policiais elevam a sensação de segurança da população; realizam um trabalho de aproximação com as pessoas; além de manter o padrão de policiamento ostensivo da PMCE realizando abordagens e repressão ao crime em áreas específicas.

Na orla da Praia de Iracema, na Beira Mar de Fortaleza e na Praia do Futuro, a população encontra com frequência os policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que circulam com facilidade pelos calçadões – locais onde as viaturas não possuem acesso. Com o intuito de ter mais visibilidade diante dos banhistas e frequentadores das áreas praianas, além de facilitar a identificação das equipes tanto para os cearenses como para os turistas que visitam a Capital, os militares do BPTur passaram a utilizar um novo fardamento.

“O uniforme do BPTur foi pensado com o escopo de ter mais visibilidade perante os turistas e as pessoas que frequentam a orla do nosso Ceará. É um fardamento feito para trazer mais leveza e conforto ao policial militar, além de possuir proteção contra os raios solares. Com a sua cor verde limão, o policial militar se destaca entre as diversas pessoas, podendo ser visto de uma certa distância e trazendo assim uma maior sensação de segurança”, destacou a tenente Michelly Mayara, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

Já em áreas comerciais da Capital que possuem um fluxo ainda mais denso, com mais pedestres transitando e com um trânsito com mais lentidão, a bicicleta se torna um importante equipamento para que as equipes policiais consigam realizar diligências e patrulhamento. Em um dos cartões-postais de Fortaleza, a famosa Praça do Ferreira, está montada uma unidade do ciclopatrulhamento do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM).

“Desde 2005, aproximadamente, nós temos esse tipo de policiamento aqui na região. Então, há cerca de 20 anos, o ciclopatrulhamento da PMCE atua aqui no Centro de Fortaleza, focando principalmente na Praça do Ferreira e nas ruas adjacentes, controlando o fluxo e prevenindo, sobretudo, a criminalidade quanto aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que são os roubos, e crimes de furto”, pontuou o 1º tenente Márcio Carvalho, supervisor de policiamento do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM).

“Essa é uma modalidade de policiamento muito importante para a sociedade cearense, por ser um policiamento ágil, célere, e que tem aquele contato mais próximo com a sociedade, com a comunidade local aqui na Praça do Ferreira e em outros locais no Centro”, concluiu o 1º tenente Márcio Carvalho. Além do 5º BPM que cobre a região do Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, o ciclopatrulhamento está presente também no 8º, 17º, 18º e 22º, que correspondem, respectivamente, aos bairros Meireles, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra e Papicu.

A Polícia Militar também está presente no maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste, o Parque Estadual do Cocó, que fica no bairro do Cocó – AIS 10 de Fortaleza. No interior do parque, que conta com mais de dois quilômetros de trilhas interligadas, a circulação dos policiais se torna ainda mais ágil e fluida com a utilização da bicicleta.

Segurança no Ponto

Em março deste ano, o Governo do Ceará lançou o Programa Segurança no Ponto, uma ação que visa reduzir os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) em paradas de ônibus de Fortaleza. Os locais escolhidos para receber o reforço da Polícia Militar do Ceará (PMCE) são definidos conforme as estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Em determinadas paradas de ônibus, o policiamento é reforçado com equipes do ciclopatrulhamento, que conseguem se deslocar entre os pontos com mais facilidade no trânsito, bem como manter um contato mais próximo com as pessoas que aguardam a chegada do transporte coletivo. O policiamento no Programa Segurança no Ponto conta também com equipes do motopatrulhamento e policiamento em viaturas nos períodos de maior movimentação.

“A atuação da Polícia Militar por meio do ciclopatrulhamento, tendo em vista algumas áreas de intenso fluxo de carros e pessoas, nos traz mais rapidez para chegar no local das ocorrências e agilidade para atuar nos casos. O emprego do ciclopatrulhamento é dinâmico, abrange uma maior área de atuação que as viaturas e gera uma maior aproximação por parte das pessoas que frequentam a área”, ressaltou a tenente Michelly Mayara.

Benefícios à saúde do policial

Os benefícios desse tipo de modalidade de policiamento sobressaem ao âmbito da Segurança Pública e se estendem à saúde do próprio profissional de segurança. Pedalar é benéfico à saúde do policial militar ao unir as práticas inerentes da função às atividades físicas. A prática previne a obesidade e algumas doenças metabólicas, como a hipertensão arterial, melhora o condicionamento físico, cardiorrespiratórios e cardiovascular.

Pedalar por um período acima de 20 a 30 minutos diários já é suficiente para o aprimoramento da oxigenação no corpo do praticante da atividade física. Desta forma, enquanto os policiais militares pedalam pelas ruas da Capital garantindo a segurança da população, as equipes do ciclopatrulhamento também cuidam da sua própria saúde.

 

 

Outros Posts