Demutran de Juazeiro realiza ações educativas em estacionamentos de supermercados

Foto: Divulgação.
- Publicidade -

 

Neste mês, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realiza ações educativas nos estacionamentos de supermercados e estabelecimentos privados, no intuito de orientar motoristas sobre o respeito às vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos. Na manhã desta quarta-feira, 09, as atividades aconteceram no estacionamento do Supermercado Hiper Bompreço.

Os agentes educadores entregaram panfletos contendo orientações sobre as vagas reservadas em locais públicos ou privados, tipos de infrações e o uso do cartão obrigatório. “Com o apoio da administração, durante o mês de janeiro estaremos realizando a fiscalização em caráter educativo, após concluídas essas ações, iremos fiscalizar aplicando multas a quem desconsiderar”, afirmou a coordenadora educativa do Demutran, Eliana Leite.

Respeitar vagas destinadas a idosos e deficientes não é mera cordialidade, desrespeitá-las é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos a menos na Carteira de Habilitação, bem como a remoção do veículo.

O Estatuto do Idoso, amparado pela Lei federal 10.741 de 1⁰ de outubro de 2003, estabelece que 5% das vagas em estacionamentos regulamentados e de uso público sejam destinados a essa parcela da população. Já o Decreto 5.296/2004 é que estabelece que 2% das vagas sejam destinadas às pessoas com deficiência.