Em um gesto que transcende os limites acadêmicos, um estudante da Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem se destacado por seu compromisso social por meio do “Edifique Ações”, um programa de extensão que, desde 2016, vem transformando a realidade dos estudantes de baixa renda na região. O projeto tem como destaque o cursinho solidário “Edificar”, um intensivo preparatório para o ENEM e vestibulares.
Ermessom Cleones, membro da diretoria do projeto, destaca o sucesso da iniciativa. “O Edificar, que foi totalmente idealizado por estudantes da UFCA, proporcionou ao longo desses 7 anos cerca de 150 aprovações em vestibulares dentro e fora do Cariri. Os beneficiados alcançaram instituições renomadas como UFCG, USP, URCA, Uninassau, Unileão e até mesmo na própria UFCA. Os cursos contemplam diversas áreas, desde Medicina e Engenharia Civil até Administração e Jornalismo”.
O diferencial do Edificar vai além da sala de aula. Com funcionamento noturno e a participação voluntária de professores, sendo alguns deles estudantes dos cursos de licenciatura da UFCA, o cursinho se torna um espaço de aprendizado mútuo e solidariedade.
Durante o programa, os estudantes não apenas absorvem conhecimentos acadêmicos, mas também são orientados sobre o acesso às oportunidades oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni). Além das informações essenciais sobre a vida universitária e os auxílios disponíveis, promovendo a integração e o apoio contínuo.
Ermessom ainda destaca a abrangência do projeto. “Visitamos escolas em todo o Cariri para divulgar o cursinho e realizamos aulões, onde, além de reforçar o aprendizado, arrecadamos alimentos, brinquedos e produtos de higiene. Essas doações não apenas contribuem para as necessidades básicas, mas também alimentam outras campanhas solidárias que promovemos”, ressalta.
Em breve, o cursinho abrirá inscrições para uma nova turma. Os interessados podem obter mais informações e acompanhar o processo seletivo por meio das redes sociais e do site do projeto.
*Por Bianca Duarte, com supervisão de Pedro Paulo Vieira