A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) divulgou, na tarde do dia 11 de novembro, o resultado final da 15ª Edição do Programa Selo Município Verde (PSMV) e de acordo com as avaliações, 40 cidades estão classificadas, dentre elas o Crato, com a terceira melhor pontuação do Estado do Ceará.
Conforme o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), o Crato e mais 10 municípios atingiram a classificação Categoria B e 29, a Categoria C. Para a coordenadora Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), os classificados na Categoria B estão buscando uma gestão com foco na sustentabilidade ao atender os critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, conforme estabelecido pela certificação. “Esperamos que na próxima edição todos atinjam a Categoria A”, destacou.
Os municípios classificados receberão a Certificação durante solenidade prevista para acontecer dia 29 de novembro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Na ocasião também será comemorado os 20 anos de criação do Selo.
Para o secretário de Meio Ambiente do Crato, o resultado consolida o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a gestão responsável do Meio Ambiente. “Temos um conselho atuante, processos administrativos modernos e atendendo à legislação. O Núcleo de Educação Ambiental da secretaria mantém uma agenda consolidada e que envolve diversos atores sociais do município, com o trabalho voltado para o fortalecimento da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. E é com esse trabalho integrado e responsável que recebemos essa importante certificação”, comenta George Borges.
Sobre o Selo
O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de Outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.