Cerca de 130 profissionais se reuniram na manhã da segunda-feira, 31, para debater caminhos e condições de trabalho durante a 3ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Realizada no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o evento foi etapa preparatória para as conferências regional, estadual e nacional.
Neste ano, a conferência teve como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Durante o evento, os participantes foram incentivados a discutir o assunto a partir dos quatro eixos temáticos: política de saúde do trabalhador e da trabalhadora nas três esferas de Governo; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para o controle social; e a composição do Conselho Municipal de Saúde.
Em sua fala, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, George Mendes, agradeceu a presença dos profissionais da saúde no evento, e ressaltou a importância do Crato sempre participar das conferências em todas as esferas de Governo.
De acordo com Sheyla Martins, titular da Saúde no município, é de grande importância a participação dos profissionais de saúde na conferência para a construção das propostas que serão definidas para as próximas etapas.
O prefeito do Crato, André Barreto, destacou, em sua fala, a criação de mecanismos para prevenir doenças que venham afetar os nossos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. “Esse tem que ser o caminho da nossa discussão aqui. É pensarmos condições de trabalho mais saudáveis para esses profissionais”, disse.
Dentro da programação da conferência, a palestra com a temática “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, foi ministrada pela psicóloga e servidora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Fernanda Cândido Santos. Além da aprovação e revisão final do regimento interno da Conferência Municipal, foram definidos os delegados que irão para a Conferência Regional de Saúde.
O membro da Banda de Música do Crato, Erivan Santana, abrilhantou o evento tocando o hino do município no saxofone.
Também participaram da conferência, as Secretárias Executivas de Saúde, Sylvia Biscuccia e Clara Saionara; a vice-reitora da URCA, professora Dra. Socorro Vieira; o representante da área técnica do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU), José Hiviss Ribeiro; o representante dos usuários do Conselho Municipal de Saúde, Assis Nicolau; a representante da OAB Crato, Veridiane Moreira; e a vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Gislândia Gonçalves.