O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no mês de outubro, uma programação bastante diversificada, para vários públicos, envolvendo atividades que promovem o autocuidado, com destaque para o tema durante todo o mês, além do fomento à cultura e à natureza por meio de palestras ambientais, apresentações artísticas e culturais, eventos esportivos voltados para as crianças, oficinas, visitas guiadas, o projeto Mirante Itinerante e a segunda edição do Caldas Reggae.
Neste mês, o ciclo de palestras ambientais trará a temática “Fauna e Flora no equilíbrio ambiental na Flona Araripe”, a ser realizada no dia 09, às 13h, nas dependências do equipamento, ministrada pela analista ambiental do ICMBio, Nágila Maria Pereira. E no dia 17, às 8h30, com a temática “Educação Ambiental e Cidadania: uma construção necessária”, ministrada pelo Coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Ceará, Tiago Cartaxo.
Nesse mês é comemorado o Dia das Crianças, e no dia 12, o Mirante do Caldas promoverá um dia especial para a criançada. A data inicia com a Corrida da Alegria – Corcha Mirim na FLONA, às 7h, na Estação Cruzeiro do Caldas. Também nessa estação, às 9h, terá o espetáculo circense “O Número mais difícil do circo”, e às 11h, o espetáculo cênico “La Ursula”, que trata de uma jornada brincante criada por Alice Maravilha e Gustav Cabriolar, valorizando a importância da brincadeira e ludicidade. Exclusivamente nessa data, o funcionamento do CAMC será a partir das 6h30.
Na ação formativa desse mês, será promovida a oficina “Nagô para Iniciantes de Tranças” nos dias 17 e 18, em dois horários (8h30 às 12h30 e das 13h às 17h); e no dia 19, das 18h às 22h, com Débora Sales Barbosa. O momento acontecerá no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, e tem como foco o atendimento às mulheres empreendedoras do distrito do Caldas, assim como estimular novas possibilidades na área da beleza, fortalecendo o protagonismo feminino e as políticas de afirmação racial.
Também nesse mês, é trabalhada a campanha do Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. E o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em parceria com a UNIFAP, promoverá o “Dia Rosa no Mirante”, das 9h às 12h, com a oferta de diversas atividades, entre elas: oficinas de autoexame, minipalestra, orientação nutricional e jurídica, exercícios terapêuticos, e dança.
Na área cultural, o projeto do Caldas Reggae volta no dia 19, com a sua segunda edição. E nela, terá a apresentação dos artistas Banda Natabella, Guga Brito e Junior Dread & Freedom Sounds, em frente ao Complexo, a partir das 19h.
E encerrando as atividades, será realizado, nos dias 25, 30 e 31 de outubro, o projeto Mirante Itinerante. No dia 25, ele estará na Aquasis, na cidade do Crato, das 8h às 17h, onde os guias de turismo, condutores ambientais, estudantes de turismo e comunidade do Caldas conhecerão o projeto Oásis Araripe, destacando a responsabilidade ambiental do equipamento no combate a extinção do soldadinho-do-araripe. E nos dias 30 e 31, o referido projeto leva a Feira Mirarte Caldas para a Romaria de Finados, no Complexo Ambiental Caminhos do Horto (Estação Superior – Beata Maria de Araújo), das 9h às 17h.
O Complexo Ambiental Mirante do Caldas disponibiliza também as visitas guiadas, onde instituições, entidades e pessoas interessadas podem realizar o agendamento por meio de link presente na bio do perfil do equipamento nas redes sociais.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.