O ano de 2024 chega ao fim com mais uma conquista importante para a cultura de Juazeiro do Norte. Nesta terça-feira, 31, o Município, por meio da Secretaria de Cultura, entregou à cidade, o Centro de Artesanato Mestra Maria de Lourdes Cândido. Com quatro salas-ateliês, uma sala administrativa e duas salas de oficinas, o novo equipamento fortalece o setor e reforça o compromisso da Gestão Municipal com a consolidação de políticas públicas voltadas para a área cultural. O prédio que o abriga está totalmente reestruturado numa parceria entre a Prefeitura e a Construir Ecologicamente (Construeco).
Quatro artesãos serão selecionados por meio de chamamento público para residir no local e estabelecer seu ateliê, recebendo um subsídio individual. Além disso, quinze artesãos adicionais serão contemplados para ministrar oficinas semanais, com as atividades sendo organizadas de forma mensal.
O local será um ponto de comercialização e valorização do artesanato, oferecendo visibilidade aos artistas da região, de modo especial os juazeirenses. O espaço se dedicará à produção, ao incentivo à economia criativa e à promoção de oficinas de artesanato. Uma inovação, visto que, até então, o município não disponibilizava de um equipamento próprio, voltado a uma das maiores expressões culturais da cidade – o artesanato.
A artesã Gislaine Cavalcante destaca a valorização e a importância da cultura, além da possibilidade de expor suas peças: “Para mim, como artesã do Cariri, que trabalha com fuxicos, tecidos e acessórios femininos, isso é extremamente importante. Todos os artesãos serão beneficiados, e o impacto será maravilhoso, culturalmente falando. A nossa cultura regional está profundamente enraizada aqui, e esse Centro Municipal do Artesão será um grande apoio, algo que precisamos muito, especialmente pelas necessidades de exposição, reconhecimento e divulgação do nosso trabalho”, completa.
O prefeito Glêdson Bezerra disse que “estamos entregando, agora, o centro de artesanato de Juazeiro do Norte, e é o que nós temos de melhor na nossa cultura rica, viva e pulsante. Estamos felizes de entregar este marco para a história do município e sua cultura”, conclui o chefe do Executivo.