A abertura da campanha “Junho Ambiental 2024” ocorreu nesta quarta-feira, dia 5, e foi marcada por uma blitz educativa. A ação, realizada na Praça Padre Cícero, teve como objetivo conscientizar sobre a importância ambiental no combate às mudanças climáticas. Durante o evento, foram distribuídos panfletos sobre a defesa dos direitos dos animais, além de mudas e sementes de plantas frutíferas e de sombreamento.
Com o tema “Juventudes e Justiça Climática”, a edição deste ano do “Junho Ambiental” destaca a participação e inclusão dos jovens nos debates sobre as mudanças climáticas.
Segundo Tânia Pinheiro, diretora da Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, o tema proposto para 2024 é oportuno, pois permite discutir os impactos das mudanças climáticas no município de Juazeiro do Norte e na Região do Cariri. “Todas as localidades têm suas vulnerabilidades. Temos o hábito de olhar apenas para outros estados ou lugares, esquecendo-nos de que aqui também enfrentamos sérios problemas causados pela degradação ambiental. Não são apenas no Rio Grande do Sul ou em Niterói, no Rio de Janeiro, que esses problemas ocorrem. Precisamos unir esforços e envolver, principalmente, os jovens nessa luta pela conscientização e cuidado ambiental”, enfatizou.
O Junho Ambiental é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, implementada em Juazeiro do Norte pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju) e a Escola Ambiental, vinculada à Secretaria de Educação (Seduc).
A programação mensal da campanha de 2024 inclui rodas de conversa, trilhas ecológicas e urbanas, cinema ambiental, mutirões de limpeza, entre outras ações. Para encerrar as atividades desta quarta-feira à tarde, estão programadas rodas de conversa com os alunos da rede municipal nas escolas EEF Escola Jerônimo Freire do Santos e EEF Profª Iva Emídio Gondim.