A Prefeitura do Crato, junto ao Governo do Estado, entregou dois tanques de resfriamento de leite às comunidades da Cutia, no distrito de Dom Quintino, e do Pai Mané, no distrito de Ponta da Serra, onde aconteceu a solenidade de entrega, neste domingo, 18, com as presenças do Prefeito, Zé Ailton Brasil, do Vice-Prefeito, André Barreto, e do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz. Ainda estiveram presentes representantes da FETRAECE, ADAGRI, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, vereadores e lideranças do campo.
Os equipamentos vão viabilizar uma logística melhor para os produtores locais, a exemplo de Luciano Correia. “Antes, eu precisava rodar 10 km para levar o leite até a cooperativa na Malhada. Eram duas viagens, diariamente. Agora, a cooperativa vem pegar no tanque, de 3 em 3 dias”, explicou o produtor.
Ele tem aumentado sua produção devido ao Projeto + Genética Bovina, desenvolvido pelo Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o SEBRAE, de forma pioneira no Cariri. O aumento é expressivo. Passou de 80 para 300 litros de leite por dia. “Por mês, fazemos de 18 a 20 mil reais. Estou muito satisfeito”, ressaltou Luciano.
O Prefeito, Zé Ailton Brasil, destacou que, além das inseminações artificiais, o projeto oferta capacitação técnica e manejo alimentar aos produtores, fortalecendo os rebanhos de gado leiteiro, garantindo qualidade e maior produtividade do leite, impulsionando o setor.
“Queremos avançar com gado de corte e com ovinos. Vamos tornar o Crato uma relevante bacia leiteira na região e contamos com o apoio do Governo do Estado”, pontuou o gestor municipal.
O Secretário da SDA do Ceará, Moisés Braz, assegurou mais tanques de resfriamento para o Crato e afirmou que o Governo do Ceará fará outros investimentos importantes voltados aos pequenos produtores rurais, como a criação de um programa para destinar água ao consumo animal e a compra de leite para a merenda escolar no ensino de tempo integral.
Projeto + Genética Bovina
Desde que começou, em 2021, foram realizadas mais de 800 inseminações artificiais e nasceram mais de 350 bezerros. Os investimentos superam R$ 500 mil.