domingo, 29 de dezembro de 2024

Aula inaugural da URCA, através do PARFOR Equidade, marca curso inédito de formação

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Coordenação do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE – URCA, realizaram a aula inaugural do Programa, que se inicia com uma turma de 30 alunos. O evento foi realizado na última sexta-feira, 23, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da URCA, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

Estiveram presentes o Reitor da URCA, Professor Carlos Kleber de Oliveira, as professoras Juliana de Oliveira, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, a professora Isabelle de Luna Alencar, e a coordenadora Polo, Luciana Macedo, do Nuarc. O programa conta com a participação da Pró-reitora de Ensino de Graduação, Rosely Leyliane dos Santos, a Coordenadora do Programa, Isa Pinheiro, a Coordenadora do Curso, Marta Milene Fontenelle Carvalho, a Coordenadora adjunta, Marla Vieira Moreira de Oliveira, e a Coordenadora Polo, Lucina Maria de Souza Macedo.

A pró-reitora Rosely Santos, juntamente com o Reitor da URCA, fizeram a abertura dos trabalhos destacando a importância do novo curso, que terá duração de cinco anos, e contará com atividades de pesquisa e extensão. “Estamos aqui para saudar essa conquista que representa esse curso, e que aconteceu há cerca de um ano, quando lançamos o edital concorrido em nível nacional. Esse projeto teve um êxito importante e os primeiros 30 alunos passam a fazer parte de um grupo seleto”, afirma.

O Reitor parabenizou a equipe que se empenhou para fazer nascer esse curso, quando foi lançado o edital da Capes, e que envolveu muito trabalho dedicação para que fosse concebido, com tramitação rápida nas instâncias da universidade. “Não medimos esforços para que projetos como esse sejam aprovados para servir as pessoas, e a universidade dá esses passos na construção daquilo que é a sua missão, pelo desenvolvimento da região ,através da educação, como alicerce para esse desenvolvimento”, disse. Ele ressaltou o trabalho do NUARC, que todos os novos alunos conhecerão ao longo dos próximos cinco anos. Para o Professor Kleber, esse projeto nasce de forma inovadora, dentro de um contexto de licenciatura de educação especial e inclusiva, numa temática tão necessária.

Para Rosely Santos, a demanda é crescente do público para ser atendido através dessa formação, atualmente única no Ceará.  Ela afirma que o curso nasceu com uma perspectiva e propostas robustas, com vagas muito concorridas e bem disputadas. Os alunos que passam a integrar o quadro do curso, são docentes de municípios da região.

Coordenadora do Programa, Isa Pinheiro agradeceu a possibilidade do PARFOR dar condições de criação desse curso, dentro de um arcabouço legal, para favorecer a educação, um projeto pioneiro, para a formação dos professores e com isso lidarem com saberes aplicados esse público mais específico. “Serão 30 professores ungidos para caminhar na área das diferenças”, afirma.

A Coordenadora adjunta, Marla Vieira, ressaltou que o projeto foi concebido através do Núcleo de Acessibilidade, contando também com a colaboração de outros professores, que estiveram mais diretamente voltados a esse trabalho. Para ela, esse é um curso muito ousado, realizado em tempo recorde, e que envolve uma grande complexidade. “O curso passa por uma construção muito interessante, incluindo a curricularização da extensão, e também a pesquisa. Um projeto que nos preocupamos em desenvolver e que dará aos alunos oportunidade de se inserirem na prática”, diz ela.

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