As tendências coreanas de maquiagem e beleza que estão tomando o ocidente

PORIúrio Nascimento
Foto: Reprodução
- Publicidade -
Brisanet Interno

 

Não é só a música pop coreana (Kpop) que está ganhando o mundo, os modos coreanos de maquiar e cuidar da pele prometem conquistar de vez as ocidentais. A cútis coreana é uma das mais elogiadas e almejadas pelo mundo, tanto que os produtos de beleza da Coreia estão se espalhando para os quatro cantos e se consolidando como itens de desejo de mulheres e homens, maquiadores, bloggers de beleza, youtubers e dermatologistas.

Apesar de os coreanos terem uma predisposição natural para a cútis viçosa, a Coréia é referência no ramo de cosméticos, e também um lugar onde as cirurgias plásticas são muito populares. Lá é comum jovens pedirem rinoplastia e cirurgia V line para afinar e modelar o rosto de presente de aniversário, o que é também um aspecto passível de muitas críticas.

Essa super valorização da beleza faz parte da cultura coreana, chegando a ser um fator meritocrático nos ciclos sociais. Lá os rapazes também fazem maquiagem habitualmente, incluindo até sombra para os olhos e batom.

Kim Tae-Hyung, eleito o homem mais bonito do mundo

O último ranking internacional de beleza masculina realizado pela “Independent Critics” elegeu o cantor sul-coreano Kim Tae-Hyung, da banda BTS, como o homem com o rosto mais bonito do mundo. O ranking considera critérios como “perfeição estética”, “graça” e “elegância” para eleger o mais bonito dentre cerca de 40 homens influentes de diferentes nacionalidades.

Combinando predisposição biológica e cosméticos ultra-avançados, a pele coreana acabou por se tornar parâmetro de beleza global.  E no Brasil, diversos influencers de maquiagem já incentivam a chamada rotina coreana de beleza. Virou meta para muitas brasileiras ter a pele das coreanas que é desejada principalmente pelas seguintes características: poros muito discretos, tom e textura uniforme, lábios e bochechas coradas e o celebrado glow natural (brilho).

Foto: Reprodução

A composição dos produtos coreanos podem não reagir bem ao clima do Brasil, ou não apresentar uma performance eficaz, por exemplo, no tratamento de poros dilatados, visto que o calor aumenta a oleosidade da pele e o tamanho dos poros. Mas muitos produtos brasileiros já se renderam às premissas coreanas e suas fórmulas adaptadas à pele brasileira já estão nas prateleiras, fazendo surgir no mercado nacional itens como hidratantes e primers redutores de poros e iluminadores e bases com acabamento natural. A inserção da perspectiva coreana na maquiagem do Brasil está fazendo muitas brasileiras abandonarem as bases com acabamento matte (sem brilho) para aderir à tendência glow coreana que é tida como saúde por lá, quanto mais brilho tiver a pele, mais saudável ela é.

Os tratamentos coreanos de beleza trazem atenção para a pré-maquiagem com a viral rotina coreana de cuidados da pele, que obedece aos seguintes 10 passos diários:

1 – Higienização com óleo
2 – Segunda Higienização com produto aquoso
3 – Esfoliação
4 – Aplicação de tônico facial
5 – Aplicação de Máscara facial
6 – Aplicação de Essência (item ainda difícil no Brasil; Água Termal é o substituto)
7 – Aplicação do Tratamento específico (acne, melasma, etc)
8 – Creme para a área dos olhos
9 – Hidratação
10 – Proteção solar (Na Coreia o protetor solar é usado até à noite contra a luz doméstica)